terça-feira, 9 de março de 2010

O que vem a ser Agadá RPG

Como bem definiu Alan Unterman, em seu Dicionário Judaico de lendas e Tradições, a literatura agádica consiste em um cervo de conhecimentos e tradições rabínicas sobre ética, teologia, historia, folclore e lendas. Ela consite em uma visão fantástica dos relatos do Primeiro Testamento (antigo, como preferem os Cristãos) e está repleta de "estórias" onde personagens biblicos enfretam ou são ajudados por criaturas fantásticas como pássaros gigantescos, espectros sombrios, arvores que falam e anjos gloriosos, e onde a existencia de artefatos misticos capazes de aprisionar demônios, imunizar contra chamas ou tornar seu usuário invisível é algo comum. Estes mesmos personagens fazem jornadas ao Sheol (mundo dos mortos), Geena (inferno) ou mesmo ao Éden e, muitas vezes, são obrigados a se confrontar com sacerdotes de deuses estranhos, feiticeiros poderosos e hibridos de homens com feras sombrenaturais.
Uma ótima surpresa é perceber que todos estes elementos são caros aos adeptos dos jogos de interpretação de papéis e uns dos aspectos que os tornam tão maravilhosos e cativantes. Desta forma, Agadá RPG se propõe a ser um cenário baseado nos Textos Biblicos, mas com uma temática mais fantástica e aventureira, focando os personagens e suas atuações, como normalmente os textos agádicos se apresentam.
Não que se ignore, aqui, que o Antigo Testamento narre a atuação de Deus diante da fidelidade dos Seus servos. Está é uma temática de muita força nas Escrituras, e não deseja-se jamais quebrar isto. A questão é que tal temática não é muito funcional quando falamos de RPG, onde a ação e a interpretação de papéis é o que torna o jogo divertido. Entretanto, as regras de Contaminação (onde os eprsonagens pagam por seus pecados) procura traduzir a temática do servir a Deus ou não em termos de jogo.
Em resumo, Agadá RPG é uma proposta nova. Ele permite que você e seus amigos mergulhem no exótico e rico cenário das Escrituras hebraicas, ao mesmo tempo em que se divertem com as maravilhosas oportunidades que só os Jogos de Interpreação de Papéis podem oferecer.

Abaixo segue o link da comunidade do orkut :

Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?rl=cpn&cmm=98748710

Um comentário:

  1. Ainda estou terminando de ler, mas já percebi que é um excelente material, muito bem escrito e bem fundamentado. Assim que terminar de ler pretendo postar um artigo sobre o Agadá em meu blog "www.rpgcristao.com.br" (se você me autorizar é lógico), se quiser posso te mandar o texto antes de postar, é só me informar como.
    Que Deus o abençoe

    ResponderExcluir