quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Demônios das Agadas: Esqueça a demonologia cristã-medieval!

A primeira coisa a se dizer sobre demônios das Agadás é que, nos mitos e lendas judaicos, estas criaturas diferem muito do imaginário cristão ocidental acerca do assunto.

Para os antigos hebreus, e também no Judaísmo, não há uma batalha cósmcia entre o bem e o mal. Satanás não é o inimigo de Deus liderando uma horda de demônios e dividindo o universo entre as Forças do Inferno vs Forças do Céu.

Deus é como um rei poderosíssimo, sendo o Céu a Sua corte e o universo Seu Domínio. Todas as Criaturas estão,  desta forma, submissas a Seu Poder e Autoridade - embora não necessariamente compartilhem de Sua Presença.

Então, qual a origem dos Demônios?

Os Demônios são espíritos imundos e imperfeitos, que, de alguma forma, não participam da glória de Deus. Suas origens variam, mas míticamente sempre relacionam-se com algum tipo de transgressão grave à Criação Divina.

Os mais comuns deles são espíritos insurgentes, que não quiseram esperar o fim do Primeiro Sábado para receberem seus corpos, fugindo assim do Mundo Invisível.

Atributos: Agilidade d6, Astúcia d8, Espírito d8, Força d6, Vigor d6.
Perícias: Intimidar d10, Conhecimento (Mitos e Lendas) d6, Lutar d6, Provocar d8, Persuadir d8.
Magias: Adivinhação, Aumentar/Reduzir Característica, Fantoche e Medo.
Pontos de Poder: 15.

Possuem asas de morcego, pés como os de galo e não tem polegares. Costumam vestir trapos. Geralmente habitam em arvores, ruínas e locais desolados, e eles não são unissexuais: podem existir em versões masculinas e femininas e estas últimas podem envenenar água com seu fluxo menstrual ao custo de 2 pontos de Poder.

Estes Demônios raramente materializam-se, mas quando o fazem, a experiência é sempre perturbadora. Um aspecto interessante é a ligação de tais bestas com a água. A água precedia a Criação, enchendo um imenso abismo, sendo usado por Deus para criar o Mundo: dai a dependência de quase todos os seres viventes dela. Enquanto puderem consumir água, eles não precisam se desmaterializar: eles recuperam 1 ponto de Poder para cada meio litro de água que consumam. Por isso os judeus tem tanto cuidado com a água e como a armazenam.

Os Demônios são irremediavelmente malignos, e também covardes: diante de um poder maior, barganham e imploram tão bem quanto ameaçam e destroem os mais fracos. Alguns demônios podem portar armas (que causam Dano Amaldiçoado, ou seja, só pode ser curado de forma sobrenatural), mas todos tem garras (que causam o mesmo tipo de dano).



Outros tipos de Demônios são

Príncipes: são demônios maiores, mais sábios e/ou mais poderosos, como a Rainha Agrat Bat Mahalat, o Rei Asmodeus ou Lilith. Trate-os como os demônios descritos acima, mas confira-lhes mais Perícias, Tesouros e Pontos de Poder conforme o poder destes seres, assim como uma variedade diferente de magias. Seus covis costumam ser ruínas de lugares outrora grandiosos, ou cavernas espaçosas. Tenha em mente que todo Príncipe tem uma história única: invista nisso ao criar os seus.

Descendentes dos Incastos: São os descendentes dos Anjos Incastos, que liderados pelo Arcanjo Samyaza, vieram a terra e procriaram com belas sacerdotisas humanas (Gn 6). Os Incastos foram presos em cadeias ternas no Deserto de Dudael, e seus, filhos com aquelas mulheres, descendentes são os Nephlins. Alguns deles, degeneraram-se a ponto de tornarem-se demônios: veja as regras para Nephlins.

Anjos Impios: quando Deus decidiu criar o Homem, convocou um debate entre os anjos, que se manifestaram contrários a ideia, com exceção do Arcanjo Rafael. Diante da decisão final de Deus em criar o gênero humano, todos os anjos acataram com exceção de Satanás, que se recusou a servir à nova criação. Desta recusa resultou uma rebelião celestial, e Satanás - ou Samael, dependendo da versão - foi expulso do céu junto a um séquito de anjos que pensava da mesma forma.

Os Anjos Impios odeiam aos homens, e procuram tentá-los das mas variadas formas para que transgridam as leis e ordenanças Divinas, ou simplesmente pratiquem o mal contra si. Como servos Divinos, ainda tem acesso ao Céu, mesmo não lá habitando, e usam este acesso para fazer acusações formais diante do Tribunal Divino.

Em futuras postagens apresentaremos os Anjos de Agadá RPG. Fiquem ligados conosco.



Nenhum comentário:

Postar um comentário