domingo, 13 de março de 2016

Nova Edição de Agadá RPG!

Amigos, estamos preparando para breve uma nova Edição de Agadá RPG, totalmente gratuito no blog.

Para uma "degustação" do que vem por ai, trazemos para vocês um trecho da Introdução. Esperamos que gostem e que comentem!

...

A Batalha Celestial contra a Serpente
Um dos Mitos mais importantes do Oriente Próximo é a luta cósmica entre o deus guerreiro, fundador do Mundo e da Cidade Sagrada, contra a Serpente Tortuosa, o Dragão que representa o mar original que havia antes da terra, a barbárie, o caos e a morte. Marduk derrotou Tiamat e seus monstros, abrindo-lhe o ventre usando de sua Lança Invencível: é assim que ele cria aos homens e estabelece a Babilônia. Entre os cananeus, Baal, usando o poderoso relâmpago das tempestades – as quais comandava – despedaçando a cabeça de Yam, para então separar a terra da água, de onde veio a serpente gigantesca e guiar os homens a planícies onde poderiam tirar seu sustento. E Rá deveria enfrentar a temível Serpente Apep nas trevas da alta noite, assim levando a luz a toda a criação.

Os israelitas matinam sua própria versão da Batalha contra a Serpente. Javé, armado com espada arco e aljava, disparou raios sobre o Leviatã e goleou mortalmente sua cabeça, dando sua carne de mantimento a quem habitava no deserto: a partir dai, ele separou a terra e as águas e estabeleceu o dia e a noite. Cânticos como o Salmo 106 e 74 fazem menção a esta batalha e a celebram: inclusive, alguns em Israel consideravam esta versão a “narrativa da criação”, enquanto outros a imiscuem com o relato do Gênesis – veja “O Jardim Fechado”.

Assim como a serpente trocou de peles com um homem e enganou a Gilgamesh, tomando-lhe o segredo da imortalidade, os hebreus relacionavam a Serpente à astúcia, enganação e desvio. De fato, o Culto a Serpente foi particularmente popular em Israel, considerando não somente atributos femininos na forma da beleza e sagacidade, quanto aspectos medicinais – ligado a cura ou venefício - que ela poderia proporcionar. Seus devotos chamavam-na de Neustã, e há relatos de que a imagem desta serpente fora criada pelo próprio Moisés, com propósitos únicos de cura para enfermidades ao invés de um culto específico. 

Alguns dizem que foi o próprio Leviatã quem seduziu a Eva, outros que aquela serpente era na verdade, um de seus filhos mais poderosos, que escondeu-se após a Batalha Celestial. Quando a Revelação dos Anjos Caídos tornou-se mais difundida, após o Cativeiro da Babilônia, os judeus identificam tal Serpente como sendo Satanás, o primeiro dos Anos Caídos. 

Considera-se que esta Serpente está morta e presa debaixo da terra, embora alguns de seus filhos, na forma de dragonetes, serpentes místicas e outros monstros ainda habitem recônditos sombrios do Antigo Oriente Próximo. Também não se sabe: a quem especule que todas elas formaram uma monstruosidade maior de múltiplas cabeças, mas ninguém tem uma resposta peremptória sobre isso. Assustadoramente, alguns profetas tem pregado, alarmados, que em breve tal Serpente será solta, e que o patriarca Enoque saberia muito sobre este vaticínio. Caso isso aconteça, enfrentar esta criatura seria o maior desafio que os heróis de Agadá RPG poderiam ter...



Nenhum comentário:

Postar um comentário