Saudações amigos!
Após um tempo afastado, estou iniciando uma série de postagens adaptando o nosso querido Agadá RPG para o prático, funcional e elegante sistema de Sagave Worlds. Nesta primeira parte, falaremos das raças disponíveis no cenário.
Raças e Culturas
Em Agadá RPG, as Raças não humanas são raríssimas e,
à principio, reservadas apenas para personagens do mestre. Todas elas envolvem
algum mito relacionado à Criação ou as origens dos povos, e por isso podem ser
rastreados no Livro do Gênesis ou interpretações destes textos.
Para os personagens humanos, normalmente estarão disponível
uma grande variedade de culturas.
Nefilins - נפילים
Alguns
mitos antigos especulam uma deserção celestial, na qual anjos ou deuses (Elohim)
teriam se enamorado por belas mulheres, algumas delas iniciadas em ritos sacrificais
e sexuais proibidos. Desta estranha união teriam nascido os Nefilins, criaturas híbridas de deuses e
homens. Aparentemente, os Nefilin teriam sido destruidos no Dilúvio Bíblico, ou
mortos nas campanhas militares do General Josué após o Êxodo.
Inclinação
espiritual: todos os Nefilins são criaturas hibridamente
espirituais. Por este motivo, recebem o Antecedente Arcano Magia gratuitamente.
Sangue
Elohim: a ascendência celestial dos Nefilins lhes garante
+10 Pontos de Poder para o Antecedente Arcano Magia. A escolha dos Dons (Poderes), dependem da linhagem divina do
pai.
Traço
Divino: o Nefilins começa com um de seus atributos (à
escolha) em d8.
Petulância
dos deuses: os Nefilin sentem-se muito superiores
aos homens, e, mais ainda, ressentem-se do período áureo no qual governaram
toda a Criação. Devido a isso, todo Nefilin recebe a Complicação Arrogante.
Desejo
dos deuses: os Nefilin desenvolveram estranhos e
pervertidos prazeres. Como exemplos: banhar-se em sangue de cabras
sacrificadas, violentar virgens, colecionar escravos com bela voz para o canto
entre outros. Todas estas criaturas estão submetidas à Complicação Hábito
(Maior).
Traços
dos Elohim: Os Nefilin sempre tem algo de incomum em
sua aparência: cifres de bode, pele ou pêlos em tonalidades de cores de flores,
olhos ou garras de monstros mitológicos, entre outras possibilidades. Eles podem
ser irresistivelmente belos, horrorosos ou apenas incomuns, mas ao menos que se
disfarcem (improvável), ficará claro a quem os vê que trata-se de um ser não
humano.
Alguns Nefilins, especialmente
os mais antigos, podem ter aparências ainda mais extravagantes, inclusive
tamanhos colossais, mas estes são ainda mais raros e poderosos, e devem ser
tratados conforme as regras de Bestiário (Savage Worlds, p.183).
Anunnaki - אנאנאקי
Os
Anunnaki são gigantes poderosos e sábios, que habitavam o Antigo Oriente
Próximo em tempos imemoriais. Suas origens são obscuras: segundo alguns, teriam
sido criados pelos Nefilin ou mesmo pelos Elohim que desertaram e geraram os Nefilin
para serem seus serviços.
Gigante: os
Anunnaki são maiores que os homens, recebendo +1 em Tamanho.
Força de Gigante:
os Anunnaki, pela sua enorme estatura, começam com Força d8.
Condenação Divina: os
Anunnaki foram condenados pelo próprio Deus a serem destruídos pelos homens,
devido a seus crimes nos tempos antediluvianos. Devido a isto, as comunidades
restantes de Anunnakis são secretas e correrão sério risco se forem descobertas.
Orgulho
dos Antepassados: por terem construído fabulosas
civilizações no passado, visitadas até mesmo pelos Elohim, os Anunnaki desprezam
os bárbaros reinos e costumes dos homens, especialmente os rústicos hebreus.
Devido a isso, recebem a Complicação Arrogante.
Habilidosos: os
Anunnaki costumam dominar com facilidade o ambiente onde vivem. As linhagens
desta raça desenvolvem, portanto, uma aptidão em certas áreas, dependendo de
como estruturam suas comunidades, e recebem gratuitamente uma Perícia em d4. Dois
Exemplos:
- Enaquins: tribos Anunnaki das montanhas. Recebem a Perícia Sobrevivência.
- Refains: tribos Anunnaki que estabeleceram magníficas cidades. Recebem a Perícia Conhecimento Arquitetura.
Carniçais - רוח
רעה
Os Carniçais em Agadá RPG são fruto de uma temível
maldição. Após receberem a Lei de
Moisés, alguns hebreus rejeitaram a alimentação Kosher imposta pelos
ensinamentos Divinos. Após gerações de consumo de alimentos impuros, estas
linhagens tornaram-se amaldiçoadas, satisfazendo-se somente com carne de
cadáveres.
Banidos de qualquer convício social pelos seus
hábitos sinistros, os clãs Carniçais esconderam-se em labirintos subterrâneos
próximos a campos de batalhas e cemitérios. Séculos vivendo nestas condições
moldaram sua aparência decrépita, mal cheirosa e curvada.
Afeito as trevas: os
Carniçais recebem Furtividade d6,
por estarem habituados à noite e a espaços escuros, onde estabelecem suas
comunidades.
Olhos da Escuridão: por
viverem em cavernas e labirintos subterrâneos, os Carniçais recebem a Vantagem Visão
no Escuro.
Garras e Presas:
os Carniçais desenvolveram dentes pontiagudos e unhas afiadas, que causam
For+d6 de dano.
Podridão da Morte: pelos
seus hábitos alimentares, as garras e presas
dos Carniçais causam uma terrível infecção, causando os efeitos de um Veneno
potente (cada nível causa uma penalidade de -1 na rolagem de Vigor da vítima).
Verme Rastejante: os
Carniçais estão acostumados a cavar túneis e estabelecer abrigos e nos
subterrâneos das cidades. Recebem Escavar gratuitamente.
Sustento Maligno: como
uma Complicação Maior, os Carniçais precisam alimentar-se de cadáveres.
Repulsa ao sol:
os Carniçais não conseguem agir durante o dia com sol a pino, ficando cegos,
desorientados e queimados. Recebem -4 de penalidade nestas circunstâncias.
Aparência Sinistra:
a aparência e mau cheiro implicam na Complicação Feio para todos os Carniçais.
Culturas humanas
Se por um lado as Raças são raras em Agadá RPG, Por outro há uma enorme variedade de culturas neste cenário: cananeus, babilônios, persas, egípcios, fenícios, entre outros. Entre os hebreus, os personagens dos jogadores podem escolher uma das 12 tribos como culturas distintas, apresentadas na próxima parte de nossa adaptação.
As imagens foram retiradas da internet e não conheço a autoria das mesmas. Se você for autor de alguma destas imagens, entre em contato para que os créditos sejam dados.
Se por um lado as Raças são raras em Agadá RPG, Por outro há uma enorme variedade de culturas neste cenário: cananeus, babilônios, persas, egípcios, fenícios, entre outros. Entre os hebreus, os personagens dos jogadores podem escolher uma das 12 tribos como culturas distintas, apresentadas na próxima parte de nossa adaptação.
Ei legal voltar a ver atividade no Agadá
ResponderExcluirEssa adaptação vai ser muito boa.
Sucesso e que DEUS o Abençoe.
Obrigado Alê! Com a participação de vocês, rola até mais ânimo para produzir.
Excluircurti! tlvz falte ae os Filisteus parrudos, os egípcios e sua feitiçaria e pq não os JUIZES!?
ResponderExcluircurti manolo, mandou bem!
Faltou não Pep, espere as próximas postagens(rsrsrs)!
ExcluirValeu pela força e pelos elogios.
Grande abraço.