quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Adaptação para Savage Worlds - Tribos para personagens



Saudações amigos. Após apresentar as Raças disponíveis no Antigo Oriente Próximo, seguimos com as adaptações. Agora, veremos as quatro primeiras das doze Tribos de Israel, disponíveis para personagens jogadores. Todas elas seguem as regras de culturas do livro básico (Savage Worlds, p.23) com uma única exceção: o jogador pode escolher uma dentre várias características como sua Vantagem gratuita.
Alternativamente, o jogador pode escolher uma tribo a nível de somente interpretação. Com exceção da história do personagem e de alguns elementos de trama, ele não recebe nenhum dos benefícios nem Complicações listadas a seguir.


Ruben - ראובן
A Tribo de Ruben representa os descendentes do filho primogênito de Jacó. Todavia, não gozam do prestígio destinado aos príncipes, na medida em que, de acordo com os mitos das origens, Ruben perdeu sua primogenitura para José. Personagens da Tribo de Rubem escolhem uma das seguintes Vantagens:
Segredos dos Antepassados: por serem descendentes do primogênito dos Filhos de Israel, e pelo fato do misterioso Monte Nebo*, alguns rubenitas conhecem coisas que podem ser mais obscuras para seus irmãos, recebendo um Bônus de +2 em qualquer Teste de Conhecimento Comum que façam.
Domadores do Jordão: os rubenitas desde cedo envolveram-se com a pecuária e também com formas exóticas de domar e lidar com animais. Por isso, alguns personagens desta Tribo podem receber a Vantagem Elo Animal gratuitamente.
Fauna dos Primogênitos: entre os primeiros a tomar possa da Terra Prometida, alguns rubenitas desenvolvem relações especiais com um tipo de animal, que torna-se seu leal aliado. O rubenita pode receber gratuitamente a Vantagem Senhor das Feras.
Como mulas: os rubenitas costumam ser insistentes e difíceis de se lidar como os animais que tanto apreciam. Recebem por isso a Complicação Teimoso.
Amor aos animais: afora as questões sacrificais, os rubenitas não apreciam os maus tratos aos animais. Existem até mesmo algumas lendas que dizem terem sido eles os criadores da Shechitá**. Eles não aceitarão passiveis verem um animal ser deliberadamente mal tratado.

Simeão - שמעון

Por habitarem um terreno muito vulnerável a invasões estrangeiras, os simeonitas tornaram-se fechados e desconfiados com relação aos demais. São astutos, velozes e extremamente vigilantes, mas um tanto xenófobos até mesmo com seus irmãos. Personagens da Tribo de Simeão escolhem uma das seguintes Vantagens:
Impiedosos: os simeonitas tornaram-se ferozes ao defender seus territórios, e os invasores aprendem logo qão terrível é enfrentá-los. Por isto, alguns personagens desta Tribo recebem Sem Piedade como Vantagem Gratuita.
Preparados para o combate: tentar usar espaços para enfrentar os simeonitas pode ser desconcertante. O personagem recebe a Vantagem Atacar Primeiro.
Vigilante: os simeonitas nunca deixam de estar atentos a sua volta, e alguns são particularmente atentos, recebendo a Vantagem Prontidão.
Desagradável: a xenofobia dos simeonitas faz deles grosseiros, desconfiados e mau humorados. Todo simeonita recebe a Complicação Desagradável.
Lealdade: a xenofobia dos simeonitas faz deles grosseiros, desconfiados e mau humorados. Todo simeonita recebe a Complicação Leal.


Levi - לוי
A tribo de Levi foi escolhida por Deus para ser o clã de sacerdotes e servidores dos ofícios sagrados. Somente eles podem realizar as cerimônias, sacrifícios e rituais ordenados pela Lei, sendo também os guardiões das Escrituras Sagradas e de algumas relíquias importantes. Personagens da Tribo de Levi escolhem uma das seguintes Vantagens:
Escolhidos de Deus: os levitas são, real ou potencialmente, sacerdotes, nascidos e criados em meio às normais cerimoniais e litúrgicas. Mulheres Levitas atuam como cantoras, instrumentistas e dançarinas sagradas. Recebem, portanto, o Antecedente Arcano (Magia***).
Convicção Sagrada: não são incomuns os levitas que desenvolvem grande fé na proteção divina, recebendo a Vantagem Resistência Arcana.
Guardiões das Escrituras: os levitas são criados em meio à vida religiosa. Alguns deles, inclusive, atuam como escribas e sábios. Devido a isto, recebem a Perícia Conhecimento (Religião) em d6.
Honra Sacerdotal/Missão Divina: alguns levitas zelam pela sua ascendência Sacerdotal. Outros procuram (ou são coagidos a) estabelecem algum Voto a Deus. Obrigatoriamente, o personagem levita deve escolher entre a Complicação Código de Honra ou um Voto maior (alternativamente, dois votos menores).

Judá - יהודה
Clã cujo símbolo é um Leão e desde sempre a mais poderosa Tribo de Israel, Judá é a casa dos grandes, corajosos, dos príncipes e dos reis. São orgulhosos e controladores, mas também grandes líderes e estrategistas. Governam o maior território em Israel.
Personalidade dos Príncipes: não são incomuns judaitas com personalidades cativantes e fortes, que recebem a Vantagem Carismático.
Ímpeto dos Reis: a liderança é um aspecto muito intimo nos judaítas. Alguns deles recebem gratuitamente a Vantagem Comando.
Moral Judaíta: os filhos de Judá são conhecidos pela sua moral e postura diante do perigo. Alguns deles recebem a vantagem Corajoso.
Petulância dos Príncipes: os judaítas são muito orgulhosos, às vezes até prepotentes. Eles recebem a Complicação Arrogante. Alternativamente, este sentimento pode manifestar-se com demonstrações condescendentes de honra e nobreza: neste caso, o jogador deve assumir Código de Honra.

*A montanha do esquecimento, onde Moisés teria desaparecido e Jeremias escondido a arca da Aliança.
** Normas para o abate do animal que será consumido.
*** Noutra postagem será discutida a maneira como Magia e Fé é tratada em Agada RPG. Por hora, explico que os Levitas baseiam-se em procedimentos cerimoniais e técnicos minuciosos, baseados sem normais imemoriais. Daí a classificação de magia.


As imagens foram retiradas da internet e não conheço a autoria das mesmas. Se você for autor de alguma destas imagens, entre em contato para que os créditos sejam dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário