Saudações amigos. Após apresentar as Raças disponíveis
no Antigo Oriente Próximo, seguimos com as adaptações. Agora, veremos as quatro
primeiras das doze Tribos de Israel, disponíveis para personagens jogadores.
Todas elas seguem as regras de culturas
do livro básico (Savage Worlds, p.23) com uma única exceção: o jogador pode escolher
uma dentre várias características como sua Vantagem gratuita.
Alternativamente, o jogador pode escolher uma tribo
a nível de somente interpretação. Com
exceção da história do personagem e de alguns elementos de trama, ele não
recebe nenhum dos benefícios nem Complicações listadas a seguir.
Ruben
- ראובן
A Tribo de Ruben representa os descendentes do filho
primogênito de Jacó. Todavia, não gozam do prestígio destinado aos príncipes,
na medida em que, de acordo com os mitos das origens, Ruben perdeu sua primogenitura para José. Personagens da Tribo
de Rubem escolhem uma das seguintes Vantagens:
Segredos
dos Antepassados: por serem descendentes do primogênito
dos Filhos de Israel, e pelo fato do misterioso Monte Nebo*, alguns rubenitas conhecem
coisas que podem ser mais obscuras para seus irmãos, recebendo um Bônus de +2
em qualquer Teste de Conhecimento Comum que façam.
Domadores
do Jordão: os rubenitas desde cedo envolveram-se com a
pecuária e também com formas exóticas de domar e lidar com animais. Por isso,
alguns personagens desta Tribo podem receber a Vantagem Elo Animal
gratuitamente.
Fauna
dos Primogênitos: entre os primeiros a tomar possa da Terra Prometida, alguns rubenitas desenvolvem relações
especiais com um tipo de animal, que torna-se seu leal aliado. O rubenita pode
receber gratuitamente a Vantagem Senhor das Feras.
Como
mulas: os rubenitas costumam ser insistentes e difíceis de
se lidar como os animais que tanto apreciam. Recebem por isso a Complicação
Teimoso.
Amor
aos animais: afora as questões sacrificais, os
rubenitas não apreciam os maus tratos aos animais. Existem até mesmo algumas
lendas que dizem terem sido eles os criadores da Shechitá**. Eles não aceitarão
passiveis verem um animal ser deliberadamente mal tratado.
Simeão
- שמעון
Por habitarem um terreno muito vulnerável a invasões
estrangeiras, os simeonitas tornaram-se fechados e desconfiados com relação aos
demais. São astutos,
velozes e extremamente vigilantes, mas um tanto xenófobos até mesmo com seus
irmãos.
Personagens da Tribo de Simeão escolhem uma das seguintes Vantagens:
Impiedosos:
os simeonitas tornaram-se ferozes ao defender seus territórios, e os invasores
aprendem logo qão terrível é enfrentá-los. Por isto, alguns personagens desta
Tribo recebem Sem Piedade como Vantagem Gratuita.
Preparados para o combate: tentar usar espaços para enfrentar os simeonitas
pode ser desconcertante. O personagem recebe a Vantagem Atacar Primeiro.
Vigilante:
os simeonitas nunca deixam de estar atentos a sua volta, e alguns são
particularmente atentos, recebendo a Vantagem Prontidão.
Desagradável:
a xenofobia dos simeonitas faz deles grosseiros, desconfiados e mau humorados.
Todo simeonita recebe a Complicação Desagradável.
Lealdade:
a xenofobia dos simeonitas faz deles grosseiros, desconfiados e mau humorados. Todo
simeonita recebe a Complicação Leal.
Levi
- לוי
A tribo de Levi foi escolhida por Deus para ser o
clã de sacerdotes e servidores dos ofícios sagrados. Somente eles podem
realizar as cerimônias, sacrifícios e rituais ordenados pela Lei, sendo também
os guardiões das Escrituras Sagradas e de algumas relíquias importantes. Personagens da Tribo de Levi escolhem uma
das seguintes Vantagens:
Escolhidos
de Deus: os levitas são, real ou potencialmente, sacerdotes, nascidos e criados em meio às normais cerimoniais e litúrgicas. Mulheres Levitas
atuam como cantoras, instrumentistas e dançarinas sagradas. Recebem, portanto,
o Antecedente Arcano (Magia***).
Convicção
Sagrada: não são incomuns os levitas que desenvolvem grande
fé na proteção divina, recebendo a Vantagem Resistência Arcana.
Guardiões
das Escrituras: os levitas são criados em meio à vida
religiosa. Alguns deles, inclusive, atuam como escribas e sábios. Devido a
isto, recebem a Perícia Conhecimento (Religião) em d6.
Honra
Sacerdotal/Missão Divina: alguns levitas zelam pela sua
ascendência Sacerdotal. Outros procuram (ou são coagidos a) estabelecem algum
Voto a Deus. Obrigatoriamente, o personagem levita deve escolher entre a
Complicação Código de Honra ou um Voto maior (alternativamente, dois votos
menores).
Judá
- יהודה
Clã cujo símbolo é um Leão e desde sempre a mais poderosa Tribo de Israel, Judá é
a casa dos grandes, corajosos, dos príncipes e dos reis.
São orgulhosos e controladores, mas também grandes líderes e estrategistas. Governam o maior território em Israel.
Personalidade
dos Príncipes: não são incomuns judaitas com
personalidades cativantes e fortes, que recebem a Vantagem Carismático.
Ímpeto
dos Reis: a liderança é um aspecto muito intimo nos judaítas.
Alguns deles recebem gratuitamente a Vantagem Comando.
Moral
Judaíta: os filhos de Judá são conhecidos pela sua moral e
postura diante do perigo. Alguns deles recebem a vantagem Corajoso.
Petulância
dos Príncipes: os judaítas são muito orgulhosos, às
vezes até prepotentes. Eles recebem a Complicação Arrogante. Alternativamente,
este sentimento pode manifestar-se com demonstrações condescendentes de honra e nobreza: neste
caso, o jogador deve assumir Código de Honra.
*A montanha do esquecimento, onde Moisés teria
desaparecido e Jeremias escondido a arca da Aliança.
** Normas para o abate do animal que será consumido.
*** Noutra postagem será discutida a maneira como
Magia e Fé é tratada em Agada RPG. Por hora, explico que os Levitas baseiam-se
em procedimentos cerimoniais e técnicos minuciosos, baseados sem normais
imemoriais. Daí a classificação de magia.
As imagens foram retiradas da internet e não conheço a autoria das mesmas. Se você for autor de alguma destas imagens, entre em contato para que os créditos sejam dados.
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