sexta-feira, 8 de novembro de 2013

O Calendário Judaico



Os judeus medem os meses e os anos a partir de um calendário lunar, onde o dia primeiro do mês sempre cai em dia de lua nova. Ele é formado alternadamente por 12 ou 13 meses, e tem por base o Êxodo: o tempo do povo de Israel é contado a partir de sua libertação do Egito. As informações acerca da medição dos dias e dos meses são reguladas, em Savage Worlds, pelo Conhecimento Astrologia (Perícia Astrologia no sistema antigo).
Aviv: é o mês onde se inicia o ano e comemora-se a Páscoa (na segunda metade do mês). Ele cai na primavera e marca o inicio das colheitas e festividades relacionadas a elas. Tem 30 dias. Os místicos relacionam Aviv ao signo zodiacal de Ares.
Ziv: mês em que foi concedido, pela primeira vez, o Maná a Israel no deserto. É também um mês onde aqueles que não cumpriram suas obrigações rituais por algum motivo em Aviv podem se retratar. É um mês de 29 dias e relacionado, segundo os místicos, com o signo zodiacal de Touro.
Sivan: marca a colheita do trigo e é tido como o mês no qual o Decálogo foi revelado a Moisés no Monte Sinai. É relacionado pelos místicos ao signo zodiacal de Gêmeos. Tem 30 dias. A historia de Rute passa-se no mês de Sivan.
Tammuz: o mês mais quente do ano, quando o verão chega a seu ápice, e tem 29 dias. Segundo os místicos, este mês estaria relacionado ao signo de Câncer.
Av: é considerado o mês mais triste do ano, pois é neste mês em que é destruído o Primeiro e o Segundo Templo. É um mês de 30 dias. Os místicos relacionam Adar com o signo de Leão.
Elul: é tido como o mês do arrependimento e da reflexão e tem 29 dias. Relaciona-se, segundo os místicos, com o signo de Virgem.
Eitanim: mês de reflexão acerca das boas ou más obras que sem tem realizado, e também o mês dos Patriarcas e juízes. Como Elul, tem 29 dias. É tido, pelos místicos, como relacionado ao signo zodiacal de Libra.
Bul: mês tido como amargo, triste, e pode ter 29 ou 30 dias, dependendo se o ano é ou não bissexto. Os místicos o relacionam com o signo zodiacal de Câncer.
Chislev: foi o mês no qual os Macabeus venceram os invasores. É, segundo os místicos relacionado ao signo zodiacal de Sagitário, e pode ter 29 ou 30 dias, dependendo se o ano é ou não bissexto.
Tevet: relacionado ao signo zodiacal de Capricórnio, foi no oitavo dia deste sem que os 72 sábios terminaram a tradução das Escrituras para o grego. Tem 30 dias.
Shevat: mês repleto de superstição, tempo no qual supostamente demônios teriam maior acesso ao Mundo dos Homens e poderiam atacar aqueles que ferissem certos tipos de animais (gansos, porcos, etc.). É um mês de 30 dias. Seu signo zodiacal, segundo os místicos, é Aquário.
Adar I e II: em anos bissextos, estes meses ocorrem duas vezes, sendo que o segundo é realmente o Adar. A festa de Purim (comemoração pela historia do Livro de Ester) é comemorada no dia 14 deste mês. Os místicos relacionam Adar com o signo de Peixes. Ambos são meses de 29 dias.

Semana
                A contagem da semana tem como base o Sábado, Dia Sagrado dos Hebreus, no qual Deus teria descansado de toda obra. Neste dia, é proibido trabalhar. Os dias da semana são:
Rishon: domingo.
Sheni: segunda-feira.
Shlishi: terça-feira.
Revi: quarta-feira.
Hamishi: quinta-feira.
Shishi: sexta-feira.
Shabat: sábado.

Além destes dias e meses, existe também o Ano Sabático, que ocorre a cada sete anos, onde todo trabalho agrícola é proibido e os hebreus vivem do que a terra produzia naturalmente. As dividas são eliminadas neste ano, e não fazê-lo resulta em exílio. A cada sete Anos Sabáticos (ou seja, 49 anos), ocorre a grande festa do Jubileu, onde além da colheita ser proibida e as dividas perdoadas, as terras são devolvidas aos seus antigos donos e escravos são libertos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário