terça-feira, 5 de novembro de 2013

Profetas, Oráculos e Sacerdotes - usuários de Magia em Agadá RPG



            Saudações amigos. Dando continuidade nas adaptações de Agada RPG para Savage World, seguem agora os personagens ligados ao sobrenatural


Profeta - נביא: os profetas entre os antigos hebreus eram homens e mulheres capazes de criar acessos ao Céu e outras regiões espirituais através de experiências de êxtase. Os agraciados com este dom eram iniciados em círculos secretos, onde mestres experientes ensinavam técnicas de indução a estas experiências extáticas como danças, jejuns, abstinências e marcas corporais nas mãos ou testas. Alguns deles também eram poderosos milagreiros. O Antecedente Arcano dos profetas é Milagre, com foco em magias de adivinhação, exorcismo, cura, maldições e controle da natureza.


Qosem- אורקל: os Qosem são poderosos adivinhos, místicos capazes de prever o futuro através de técnicas de vaticínio. Normalmente servem, ou mesmo são escravos, em Templos e Lugares Sagrados. Tecnicamente, os Profetas seriam Oráculos, mas organizados e detentores de uma honra um pouco diferente (isto entre os cananeus e, principalmente, hebreus). Oráculos costumam ter poucas magias de adivinhação, benção e maldição, mas são muito poderosos nelas. Seu Antecedente Arcano é Magia.


Místicos - מכשף: são bruxos e feiticeiros populares, que vivem em cavernas, aldeias, choupanas e outros lugares ermos, onde oferecem seus serviços em troca de oferendas. São chamados de agoureiros (מאיים), encantadores (כישוף) ou necromantes (בעל אוב), de acordo com os segredos nos quais foram iniciados pelos seus mestres ou linhagem. Seu Antecedente Arcano é Magia, e concentram-se em magias de controle, encantamento, ilusão, conjuração de criaturas, controle e animação de mortos.


Sacerdote - הכוהן: os Sacerdotes são os iniciados nos segredos e ritos das divindades do Antigo Oriente Próximo. Trata-se, quase sempre, de uma ocupação familiar, portanto podemos falar em clãs sacerdotais de acordo com cada tradição e mito das divindades. Pode parecer estranho que Antecedente Arcano dos Sacerdotes seja Magia e não Milagre, mas deve-se compreender que, neste contexto, os supra-exigentes deuses são acessados e conjurados pelas linhagens escolhidas e também pelo conhecimento preciso das fórmulas místicas a fim de agradá-los. As magias comuns dos Sacerdotes estão ligadas a bênçãos, maldições e exorcismos, além de possíveis variações dependendo da tradição a qual pertencem e da divindade a qual e consagraram.


Em todos os casos a descritos, são possíveis e comuns personagens de ambos os sexos.


Na próxima postagem, regras de magia específicas para este cenário, além de Novos Conhecimentos e duas novas magias: Purificação e Expiação.


Não se esqueça de deixar seu comentário.


Grande abraço a todos!


Obs: As adaptações até agora tem se voltado para Savage Worlds. Manteremos esta linha até apresentarmos o Sistema Origens, quando as adaptações ocorrerão simultaneamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário