segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Ritos Sagrados e Práticas Místicas em Agada




No Antigo Oriente Próximo, o contato com os deuses e suas criaturas (gênios, anjos, espectros) se dá através de profundas práticas místicas nas quais o sacerdote, profeta ou feiticeiro preenche seu ser de poder. Esta energia é chamada entre os hebreus de “ruach”, termo traduzido como “espírito”, mas que tem sua raiz semântica mais próxima de “vento”, “força” ou “impulso”.
Os cananeus compartilham da mesma crença, assim como os mesopotâmios. Entre os egípcios, existe a crença em algo semelhante às “potências” (traduzias como “divindades” pelos gregos) e que são acessadas também como forças apropriadas pelos sacerdotes mediante as fórmulas sagradas.
Em Savage Worlds, os poderes dos personagens necessitam dos Pontos de Poder para serem acionados (pg.144), recuperando-se 1 destes pontos por hora. Em Agada RPG, esta mecânica se altera um pouco, pois o “ruach” não preenche o místico naturalmente: ele precisa provocar, abrir-se a esta energia através de consagrações ou rituais mágicos pré-elaborados.
Neste sentido, a recuperação de Pontos de Poder exige que o personagem submeta-se a práticas e fórmulas místicas. A seguir, uma lista destes rituais e quantos Pontos de Poder eles rendem.


·      Orações e Conjurações: cada 1 hora que o personagem passa orando ou recitando conjurações a divindades e outras entidades, recebe 2 pontos de Poder. O personagem não pode fazer mais nada durante este tempo. É possível ganhar pontos com mais urgência orando ou conjurando: cada turno fazendo isto concede 2 Pontos de Poder, mas que devem ser usados imediatamente após o termino da oração.

·         Dança: um Teste de Dança, de cunho ritualístico ou devocional, concede 3 pontos de Poder, mais 1 ponto por Ampliação.

·      Incenso Santo (ou místico): queimar este tipo de incenso e poder aspirá-lo concede 2 Pontos de Poder. O Incenso Santo, feito dos mais finos materiais, leva uma semana para ser produzido por um perfumista e requer o Conhecimento apropriado (Perfumista).

·     Óleo Santo: concede 4 Pontos de Poder. O Óleo Santo é caro, pois é feito com azeite e perfumes da melhor qualidade, levando uma semana para ser feito por um Perfumista (o suficiente para 5 consagrações). O óleo deve ser derramado sobre o altar ou sobre o próprio personagem.

·         Imposição de Mãos: Impor as Mãos sobre um alvo dobra os Pontos de Poder usados na magia referente a ele.

·       Jejum: cada refeição que não seja realizada concede 6 Pontos de Poder ao personagem. Assim que ele comer ou beber estes pontos são perdidos. Qualquer personagem pode pré-estabelecer um período de Jejum especifico, não perdendo os Pontos de Poder ganhos se comer e beber após este período. Todavia, violar um período pré-estabelecido, além de arruinar o jejum (não gerando nenhum Pontos de Poder) concede 1 Ponto de Impureza*.

·     Sacrifícios: um sacrifício concede um variado numero de pontos de Pontos de Poder. Sacrifícios de perfumes e cereais concedem 2 Pontos de Poder. Sacrifícios de animais concedem um número de Pontos de Poder dependendo de sua Resistência: 2 para d4 ou menos, 3 para d6, 4 para d8, 5 para d10 e 6 para d12. Todavia, observe que os animais tipicamente sacrificados são pombas, cobras, bezerros, bodes, cordeiros e bois: outros animas podem ofender as divindades. Sacrifícios humanos também dependem de seu nível de Espírito: 6 para d4, 7 para d6, 8 para d8, 9 para d10 e 10 para d12 (dobre este valor se for um homem primogênito). Observe que isto geralmente só é praticado na Fenícia ou por seitas e sacerdotes degenerados: outros povos e cleros podem definitivamente não ver com bons olhos esta atrocidade. Para realizar estes rituais é necessário o Conhecimento Sacrifício*.

·         Cânticos: entoar um cântico concede, mediante um Teste, 3 Pontos de Poder, mais 1 por Ampliação obtido. Um personagem pode entoar um cântico para que outro receba os Pontos de Poder. Cantar é uma ação livre. Tocar Instrumento (Teste bem sucedido) dobra a energia adquirida.

·         Locais Sagrados: um local sagrado menor concede 3 Pontos de Poder. Um local médio concede 5 Pontos de Poder. Um local maior (como o templo principal, monte sagrado, etc.) concede 7 Pontos de Poder. Altares especialmente consagrados a um deus são considerados locais menores, e são cumulativos com os parâmetros que acabaram de ser descritos (ou seja, um altar num local sagrado médio concede 12 Pontos de Poder). Esta energia é infinita.

·      Imagens: imagens podem ser minúsculas (cabe na palma da mão, concede 1 Pontos de Poder), pequenas (antebraço, 2 Pontos de Poder), médias (1 metro, 4 Pontos de Poder), grande (tamanho humano, 6 Pontos de Poder), enorme (3 a 5 metros, 8 Pontos de Poder), gigantesca (10 metros ou mais, 10 Pontos de Poder). Some a estes valores mais pontos de acordo com o material da imagem: madeira (nenhum Pontos de Poder), pedra esculpida (1 ponto), bronze (2 pontos), prata ou outra pedra preciosa (3 pontos) ou ouro (4 pontos). Esta energia é infinita, mas para usufruir dela o personagem deve estar, no máximo, numa posição adjacente da Imagem. Uso de imagens com este propósito garantem 1 ponto de Impureza.

·         Dias Sagrados: um dia sagrado de um deus concede 6 Pontos de Poder para rituais ligados a este deus.

·        Talismãs e adornos: trajes sacerdotais concedem 2 Pontos de Poder. Patuás concedem 1 Pontos de Poder cada. Cetros e cajados concedem 2 Pontos de Poder. Observe que o personagem precisa usar efetivamente estes objetos: uma veste sacerdotal deve estar sendo usada, um patuá como um colar deve estar no pescoço ou no pulso do personagem, um cetro deve ser usado na mão, etc: nada de guardar um ankh na mochila! O uso destes objetos concede 1 Ponto de Impureza.

·         Relações sexuais: uma relação sexual realizada num ritual de prostituição sagrada concede um número de Pontos de Poder relacionado ao Espírito do amante: 4 para d4, 6 para d6, 6 para d8, 7 para d10 e 8 para d12. Some mais 2 a este valor se o amante for Atraente, e dobre este valor se era virgem.Esta prática concede 2 Pontos de Impureza.

·         Nome: conhecer o nome do alvo concede 2 Pontos de Poder, contanto que o poder por si já não exija o nome.

·         Pertences: ter em mãos um pertence do alvo concede 2 Pontos de Poder (ou 4 se for algo significativo), contanto que o poder por si já não exija o pertence.

·         Partes de cadáveres: metade do tipo de dado de Vigor de uma criatura morta converte-se em Pontos de Poder para o personagem (por exemplo, 3 para d6). No caso de partes humanas, use o valor integral, não a metade. Este fetiche concede 1 ponto de Impureza (2 se forem usadas partes humanas).

·         Libações: derramar água pura confere 2 Pontos de Poder. Derramar mel ou perfume confere 4 Pontos de Poder.

·         Mau-olhado: para cada turno que o personagem olha de forma maligna para seu alvo, isto concede-lhe 1 Pontos de Poder contra ele. Proferir palavras de maldição (mesmo que sussurrando) aumenta o valor para 2 pontos por turno. O mau-olhado é obviamente maligno, e concede mais 1 ponto de Impureza.

·         Vitória: vencer uma batalha na qual foram usados Pontos de Poder concede 2 pontos. Caso a batalha tenha sido contra uma Criatura, então este valor sobe para 4. Uma oração de ação de Graças soma mais 2 a este valor (mas ela deve levar, pelo menos, 4 turnos).


Utilizando a Energia espiritual
Em Agada, o ruach é sentido e conhecido (embora não necessariamente compreendido) até pelo mais simplório camponês, e longe está de ser exclusividade de sacerdotes e oráculos. Por este motivo, os Pontos de Poder podem ser obtidos e usados até mesmo por personagens que não tenham o Antecedente Arcano, muito embora eles comecem o jogo com zero Pontos de Poder.
Os Pontos de Poder podem ser usados por quaisquer personagens das seguintes formas:
  • Dano espiritual: o gasto de 1 Ponto de Poder permite ao personagem iniciado em pelo menos uma Doutrina vencer a Redução de Dano Físico de uma Criatura.
  • Força espiritual: O personagem usa 6 Ponto de Poder para adquirir força sobre-humana, claramente não natural, adquirindo Força d12+2 durante uma hora.
  • Força Interior: Com o gasto de 4 Pontos de Poder, o personagem pode receber um Bônus de +2 em qualquer um de seus Testes durante uma hora.
  • Sobrepujar o Mal: O personagem anula os efeitos sobrenaturais lançados sobre si mesmo. O custo é igual ao dobro dos Pontos de Poder usados contra ele.
  • Defesa espiritual: permite ao personagem Aparar qualquer efeito de natureza espiritual lançado contra ele, desde que tal efeito cause Dano físico. Custa 4 Pontos de Poder.
  • Percepção espiritual: O personagem consegue perceber Criaturas não materializadas dentro do alcance de seus sentidos. Custa 2 Pontos de Poder. Se nenhuma Criatura existir neste alcance, o personagem nada percebe. Dura uma hora.

* Temas a serem abordados noutra postagem.

Obs: As adaptações até agora tem se voltado para Savage Worlds. Manteremos esta linha até apresentarmos o Sistema Origens, quando as adaptações ocorrerão simultaneamente.

Não esqueça de deixar seu comentário.

Grande abraço a todos!

Um comentário:

  1. . Ainda existe aquela possibilidade de o ritualista usar os Pontos de Poder do alvo no lugar dos dele quando o efeito for benéfico aquela pessoa e também quando for concedido?

    . Conhecer o nome do alvo afeta a resistência dele aos efeitos?

    . Quanto as Orações pré Conjuração, ainda podem ser feitas em corrente para que a energia de todos seja somada para produzir o efeito futuro?

    ResponderExcluir