sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Possíveis nomes de Magias

Olá amigos!

Como vocês sabem, em Savage World os poderes tem nomes e descrições genéricas, permitindo o jogador dar a sua cara ao Poder de seu personagem.

Seguindo esta linha, segue uma tabela com os termos tipicamente usados pelos conjuradores em Agada RPG. Observe que, neste cenário, o elemento da magia é permeado por religiosidade e traços culturais flexíveis, não se restringindo a uma lista típica de "grimórios de magia", que, aliás, sequer existe neste contexto.



Adivinhação: Lançar Sortes, Consulta a [nome da divindade], consulta aos mortos, Fazer Subir* [nome do falecido].
Amigo das Feras: Língua dos animais, Domínio das bestas do [campo, deserto, etc]         .
Andar nas Paredes: Passo do Escaravelho.
Armadura: Couraça de [nome da divindade, normalmente, guerreira].
Atordoar: Ira espiritual.
Aumentar/Reduzir característica: benção/maldição.
Banir: Exorcismo, banimento.
Barreira: muralha espiritual.
Campo de Dano: pele demoníaca.
Cavar: Caminho de Seth, passo do caranguejo.
Cegar: confundir a vista.
Conjurar Aliado: Clamor, Nome [do Anjo, demônio, ancestral ou criatura].
Crescimento/Encolhimento: Vísceras de Annunnaki.
Cura/Cura Maior: cura.
Deflexão: livramento.
Detectar/Ocultar Arcano: Olhos do espírito/manto espiritual.
Devastação: Ira divina.
Disfarce: Encanto das Máscaras, ilusão da alma.
Dissipar: Desfazer.
Drenar pontos de poder: esvair o espírito.
Enredar: Laços de [nome da divindade ou criatura].
Explosão: Ira divina.
Falar Idioma: Dom de babel.
Fantoche: Fascínio, Transe, Dominar o espírito.
Ferir: Seta Maligna, Dano amaldiçoado, Lâmina dos deuses.
Golpear: Ira divina.
Iluminar/obscurecer: Luz Divina/ Sombra da noite.
Intangibilidade: corpo angelical.
Invisibilidade: desviar as vistas.
Lentidão: fardo dos camelos.
Ler a mente: sondar o espírito.
Manipulação Elemental: domínio do [elemento].
Medo: pesadelo.
Mudança de Forma: manto de [forma escolhida].
Proteção Ambiental: Benção da [chuva, deserto, nome de uma divindade ou criatura ligada a fenômenos naturais].
Raio: Poder de [nome da divindade ou criatura que tenha o poder do raio, como Baal]!
Rajada: Ira de [nome da divindade ou criatura que tenha o poder do raio, como Baal]!
Rapidez: velocidade da corça.
Sono: sono.
Socorro: ânimo.
Telecinese: movimento espiritual.
Teleporte: caminho dos deuses.
Velocidade: velocidade da corça.
Visão Distante: transcender a alma.
Visão sombria: olhos da coruja, benção de Lilith.
Zumbir: conjurar ancestral, domínio sobre os mortos.

  * A crença no Antigo Oriente Próximo era de que os mortos habitavam num mundo inferior, escuro, sombrio e no qual passavam a maior parte do tempo dormindo. Os hebreus chamavam este mundo de Sheol.

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