quarta-feira, 30 de abril de 2014

Cenário

Saudações amigos!


Esta é a primeira postagem a explorar o cenário de agadá RPG. Fiquem ligados, muita coisa bacana por vir.

 

O Antigo Oriente Próximo

                Antigo Oriente Próximo é o nome usado para designar o auge das civilizações antigas que floresceram no que chamamos hoje de “Oriente Médio”. A grosso modo, estende-se a partir do que hoje seria a Turquia até as fronteiras da Índia.
                Apesar do espaço pequeno geograficamente falando, o antigo Oriente Próximo é uma miríade de povos e um verdadeiro mosaico cultural. E é este o pano de fundo das narrativas Bíblicas, sobretudo no Velho Testamento.

Ruínas e masmorras

                Grande foi a devastação causada pelos Hebreus quando, liderados por Josué, invadiram Canaã. Por isso, após a morte daquele general, muitos palácios, templos, construções ou mesmo cidades foram abandonadas, para depois serem encobertas pelas tempestades de areia, engolidas em tremores de terra, ocupadas por raças esquecidas ou simplesmente encobertas pelo tempo. Em várias cavernas, civilizações que tentaram habitá-las já não mais existem, somente suas cidades e palácios escavados sob a terra (um costume ainda praticado pelos Edomitas). Certamente tais locais tornaram-se o lar de Criaturas e de homens profanos, que vivem em suas sombras e guardam mistérios e tesouros de valor incalculável.
                As Ruínas, espalhadas por toda a Canaã, são verdadeiros labirintos, repletos de armadilhas e monstros, mas podem oferecer recompensas espetaculares em termos de conhecimento, ouro, prata e até mesmo artefatos perdidos. Cada uma destas masmorras é única, com uma historia de ascensão e queda. A maioria das pessoas ignora ou evita tais lugares, vivendo suas vidas, mas um grupo que a explore pode esperar por respostas a enigmas intrigantes, recompensas enormes e, certamente, perigos terríveis).

Exemplo de Ruína: as Cavernas de Em-Dor

                As Cavernas de En-Dor foram refúgio para uma poderosa bruxa, que lá se escondera devido à sentença de morte ou exílio para os praticantes de necromancia, encantamentos e adivinhações, emitia pelo rei Saul. Curiosamente, este mesmo rei a procurou, por estar privado de contato divino, exigindo que a pitonisa usasse seu poder necromantico para consultar ao falecido profeta Samuel (1 Sm 28). O resultado foi um terrível castigo para Saul, que morreu em batalha.
                En-Dor fica entre os territórios de Issacar e Naftali, próxima a Jezreel, uma cidade que mais tarde abrigará o palácio real de Acabe e Jezabel, no Reino de Israel. Está situada ao pé do monte Giboa, oferecendo uma bela vista dos arredores. Nesta cidade os personagens podem encontrar, além de quaisquer itens que precisem (a venda, claro), personagens do Narrador de quase todos os Arquétipos e Conceitos se não residentes, de passagem. Outra cidade próxima importante, embora de menor porte, é Ofrã, mais ao norte.
                Aqui temos um excelente exemplo de Ruína para uma aventura de Agada RPG. Muitas perguntas ficaram em aberto. Qual foi o destino da feiticeira? Quem era ela?  Como era aquela habitação? Quem habitou as cavernas após ela ter partido? Há mais alguma coisa na caverna? Quais segredos místicos e criaturas estariam repousando em sua escuridão?
                Responder a estas questões foi o enredo da aventura A Busca de En-Dor, que, dependendo de vocês, pode ser publicada aqui.

                Espero que tenham gostado! Não esqueçam de comentar, e esperem por mais elementos de cenário para Agadá RPG.




Nenhum comentário:

Postar um comentário