segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Necromancia, Fantasmas e Culto aos Antepassados

Em Canaã e Israel, havia uma antiga religião chamada “culto aos ancestrais”. Clãs e famílias reverenciavam seus ancestrais (dai o nome) por meio de cânticos, orações, petições e oferendas.

Estes espíritos familiares eram chamados de aos bā·’ō·wḇ. Além dos antepassados daquele clã, figuravam entre os bā·’ō·wḇ sábios, figuras grandiosas e heróis do passado.

Os bā·’ō·wḇ oferecem concelhos, oráculos, proteção e vingança contra os inimigos do clã. Também mantém a identidade e estrutura familiar daquele núcleo social: dai a razão da dificuldade dos reis hebreus em expurgar seu culto.

Entretanto, a linha que separa os vivos dos mortos é rígida demais. Os bā·’ō·wḇ dormem profundamente, e não apreciam ser perturbados – especialmente aqueles que eram hebreus e piedosos diante de Deus. Para invoca-los, é necessário uma série de fórmulas místicas, além de conhecer seu nome e pertencer, de alguma forma, a sua linhagem.



Neste sentido, os Necromantes e Agadá RPG são diferentes dos demais cenários de fantasia. Aplique a Manifestação Necromante (Savage Worlds, p.149), com as seguintes modificações:

  • Os bā·’ō·wḇ só podem ser conjurados por meio de Magia Ritualística (compendio de Fantasia, p.27).
  • Troque Simular Morto vivo por Fadiga (da Manifestação Frio/Gelo).
  • Nenhum bā·’ō·wḇ pode ser invocado se não se souber seu nome. Entretanto, a energia de morte destes seres pode ser conjurada na forma de um hálito de morte, como manifestação de outros poderes do personagem – especialmente em locais como túmulos, cemitérios mausoléus ou locais onde houveram muitas mortes. Mas um bā·’ō·wḇ específico, não.
  • Se o conjurador não for um membro da família, ou não estiver operando sua magia a pedido de um descendente do bā·’ō·wḇ, este automaticamente se tornará hostil ao personagem e seus aliados.
  • O Mesmo acontece em casos de falha crítica: considera-se que o ritual de reverência não foi executado de forma exata.



Por fim, enquanto criaturas, trate os bā·’ō·wḇ como Fantasmas (Savage Worlds, p.191). Ancestrais especialmente valorosos decerto serão Cartas selvagens, e poderão ter Magias, Vantagens e Perícias específicas com relação ao que foram em vida.

Repare que a morte é resultado da Maldição do Éden, efeito máximo e final do sofrimento do homem. Assim, o Sheol – mundo subterrâneo onde os mortos dormem – exala esta maldição. 

Portanto, automaticamente o personagem que realiza a Magia e que pede para que ela seja feita receberão 1 ponto de Contaminação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário