domingo, 13 de setembro de 2015

Mortos Vivos, Múmias e Mortos Embalsamados

Os mortos que se envolvem com os vivos são assunto delicado no Antigo Oriente Próximo. Os Egípcios procuram garantir um funeral feliz para que seus mortos jamais retornem. Já os cananeus e mesopotâmios procuram agradá-los a fim de que não incomodem os vivos. De qualquer forma, as pessoas temem os espíritos daqueles que já se foram. 

Entre os hebreus, a morte é tida com grande pesar e apenas tocar em cadáveres já é o suficiente para Contaminar um filho de Jacó. Crê-se que os mortos habitam o escuro submundo do Sheol, onde estão adormecidos. 

Somente em circunstâncias incomuns eles podem acordar e tratar com os vivos. Estas circunstâncias são inviavelmente ofensivas ao Criador, posto que a morte é fruto da maldição do Éden e o mundo dos Mortos exala fortemente esta maldição. 

Normalmente, acordar aos mortos é motivo de grande tormento pela dor de fazê-los se reerguer de seus túmulos e contemplar o que perderam no Mundo dos Vivos.


Múmias
As Múmias são cadáveres embalsamados em ritos místicos. Estes rituais visam justamente proteger o corpo contra a profanação do mesmo, garantindo uma passagem tranquila ao Mundo dos Mortos.

Muitas culturas crêem que um espírito está ligado a seu corpo material, e o ritual funerário é uma forma de preservar o corpo ao máximo, estando pronto para servir de moradia para seu espírito. Mesmo com esta preservação, a aparência da Múmia é assustadora: um cadáver pálido e gélido enfaixado dos pés a cabeça.

A mumificação está intimamente relacionada ao status social de um individuo. Geralmente, ele é mumificado e enterrado com seus bens (o que, no caso de um homem ou mulher rico, pode ser um grande tesouro). Devido a isto, existem vários tipos de múmias, conforme as diferenças sociais dos povos do Oriente Próximo. Mais abaixo estão descritos as variações de Múmias mais comuns.

As Múmias não podem abandonar seus túmulo devido a ligação de seus espíritos com este local, a não ser para perseguir alguém com quem possuíam um forte envolvimento em vida - ou seus descendentes. Elas geralmente acordam quando são invocadas - usando-se Magia - quando seu tumulo é violado, seus pertences roubados, ou em determinadas conjunções astrais, mas raramente se importam com os vivos e seus assuntos.

Ao contrário do que normalmente se pensa, as Múmias não são exclusivas da cultura egípcia. Todos os Povos de Canaã e da Mesopotâmia possuíam crenças semelhantes e, apesar de carecerem das sofisticadas técnicas egípcias, conheciam segredos funerários semelhantes. Portanto, uma, ou mais Múmias podem ser encontradas em várias outras culturas. Observe que até mesmo os hebreus nunca abandonaram esta crendice...



Múmia Monarca: Estas são as Múmias dos reis. Suas tumbas são grandes e suntuosas, e, devido ao fato de serem enterrados com seus pertences, dormem juntos a grandes tesouros e possíveis artefatos. Eles também são enterrados juntos a servos fiéis, por isso, em tumbas reais é possível encontrar 6-10 Múmias Comuns, 2-4 Múmias Nobres, 3-5 Múmias Guardiãs e, talvez, 1 Múmia Sacerdote.

Trate a Múmia Monarca como uma Múmia Lorde (Compendio de Fantasia, pg 136), mas com as seguintes Magias: Justiça e Conjurar Animais (Falcões) para Faraós ou (Serpentes) para reis cananeus, Conjurar Aliados (Kirubu e Shedu) para reis mesopotâmicos. Observe que este ou aquele rei em específico pode ter poderes particulares relacionado a vida que levaram (ou a morte que sofreram). Sugerimos criatividade quanto a isso. Eles podem saber manejar armas (espada, lança, escudo são os mais comuns) em d8 ou d10.
Múmia Nobre: As múmias Nobres são os cadáveres das famílias abastadas, das castas dominantes. Como os reis, são sepultados com grandes tesouros, bem como seus servos: 1-6 Múmias Comuns e 1-3 Múmias Guardiãs. Sua forma de ataque é usar sua força sobre-humana, possivelmente asfixiando, e seus rituais. Trate-as como Múmias Guardiãs (Compendio de Fantasia, pg 136), a não ser pelo fato de que serão protegidas pelos seus servos.

Múmia Sacerdote: Estas Múmias são semelhantes às Múmias Nobres, com a exceção de que mantém os conhecimentos e dons místicos que tinham em vida, tornando-os oponentes perigosíssimos. Trate-as como Múmias Lordes (Compendio de Fantasia, pg 136), mas sinta-se encorajado a mudar suas Magias conforme a divindade que cultuavam em vida.

Múmia Guardiã: as Múmias Guardiãs foram Protetores, guardas leais que receberam a honra de protegerem seu senhor mesmo depois da morte. Tem pouco poder místico, mas são oponentes formidáveis em combate corpo-a-corpo. Trate-as como Múmias Guardiãs (Compendio de Fantasia, pg 136), mas conceda-lhes habilidades de combate entre d6 e d8.

Múmia Comum: são pessoas comuns mumificadas. São enterrados poucos pertences (já que suas famílias não têm condições de dispor de seus bens). Em geral, são inimigos bem menos formidáveis que as outras múmias, mas ainda são bem perigosos. Trate-as como Múmias Guardiãs (Compendio de Fantasia, pg 136).

Em próximas postagens, abordaremos o Bâôwb (culto aos mortos cananeu), fantasmas, espectros e outros mortos vivos. Fiquem ligados conosco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário