domingo, 27 de setembro de 2015

Sistema Origens: Personagens


O sistema Origens recebeu este nome porque ele foca nas origens dos personagens dos jogadores em dois sentidos:

- Primeiro, na relação de suas motivações, de seu passado e de suas características com o cenário proposto pelo Narrador.

- Segundo, pela possibilidade de combinações e modificações de suas Características para conferir-lhe habilidades únicas.

Vejamos então.

A Criação de Personagens no Sistema Origens se dá através do estabelecimento do Eixo Temático. Simplesmente, o Eixo Temático é a premissa a partir da qual o Narrador quer conduzir sua campanha, e o gancho através do qual os jogadores criarão seus personagens.

Vejamos este exemplo de uma de nossas das historias de Lamento de Tupã: o Escambo das Almas.

São Paulo, 1949. Um estranho homem, até pouco tempo um contador fracassado, envolveu-se com o Inhemongaba. Ele negocia talismãs com almas atormentadas aprisionadas dentro deles, em troca de dinheiro. Alguns Yibiás já se envolveram no sinistro negócio, chamado à boca pequena de Escambo das Almas.

Por hora, nada mais é dito pelo Narrador, e a Campanha ainda está em aberto. Exposto este Eixo Temático aos jogadores, estes criarão personagens cujas origens e/ou motivações se relacionem diretamente ao Escambo das Almas.

Isso faz com que a Campanha seja mais significativa para os personagens, algo como uma Série tais quais aquelas que amamos e acompanhamos. Como eles são criados a partir da premissa da campanha, seus personagens podem ser aproveitados holisticamente em todo o decorrer dela, ao invés do tipico "gancho" no qual o Narrador tenta criar um motivo para o qual os personagem se interessem e se envolvam na história.

Obviamente, o Narrador não é obrigado a aproveitar tudo, e pode como deve criar subtramas a partir das origens dos personagens. Falemos sobre isso numa outra oportunidade.


CRIAÇÃO DE PERSONAGEM

Os jogadores recebem uma quantidade de 15 pontos para criarem seus personagem. A criação se dá a partir de Arquétipos relacionados ao Cenário que o Narrador escolheu.

Cada Arquétipo tem sua lista de Características, e o jogador deverá gastar 10 pontos entre elas. Depois, receberá 5 pontos de Bônus que poderá distribuir entre quaisquer Características que deseje.

Alguns Cenários, como Agada RPG, existe a regra opcional de que o jogador escolha dois Arquétipos: um mais comum e cotidiano - pastor de ovelhas, camponês, escriba, etc - e outro mais "aventureiro" (Salteador Sacerdote, Feiticeiro, etc). Em cada um destes dois Arquétipos deverá ser gasto 6 pontos, reservando-se 3 pontos de Bônus que poderá distribuir entre quaisquer Características que deseje.

As Características se dividem em três tipos: AntecedentesHabilidades Modificadores.

Antecedentes

Relacionam a características intrínsecas ao personagem, ou relacionadas diretamente às suas origens. Não faremos uma lista de todas elas, mas elas podem ser Atributos (Força, Aparência, Inteligência), Sociais (Conexões, Hierarquia, Locação, Iniciação) e Desvantagens (falhas morais, psíquicas, físicas ou sociais que debilitam ao personagem, mas conferem pontos extras). Seus custos são variáveis.

Habilidades

São aptidões, conhecimentos e técnicas que o personagem desenvolveu. Se dividem em Acadêmicos (Medicina, Teologia, Psicologia, etc), Talentos (Esquiva, Liderança, Arte, etc) e Treinamentos (Capoeira, Pistola, Pilotagem, Primeiros Socorros, etc).

As Habilidades são sempre niveladas da seguinte forma: Destreinado/Desajeitado (0 pontos, -2 nas Tentativas ou impossibilidade de fazê-las), Novato (1 ponto, Avaliações feitas normalmente), Treinado/Perito/Profissional (2 pontos, bônus de +1 nas Avaliações),  Experiente (3 pontos, +2 nas Avaliações), Veterano (4 pontos, +3 nas Avaliações), Mestre (5 pontos, +4 nas Avaliações), e Legendário (6 pontos, +5 nas Avaliações).

Nenhum personagem começar além do nível Treinado/Perito/Profissional, a não ser em em jogos de alto nível ou campanhas com personagens experientes.

Modificadores

Os Modificadores servem para que o jogador crie personagens com Características únicas. Elas alteram a capacidade das Características (especialmente as Habilidades) para melhor ou pior, Alterando proporcionalmente seu custo.

Alguns exemplos são Alcance (altera o alcance normal da Característica, como o tiro possível com um arco, por exemplo), Área (afeta uma área ao invés de um único alvo), Combo (combina os efeitos de duas Características) eProgramação (permite que um efeito surja num outro momento que não o normal)

Observe que este sistema depende do bom senso e está totalmente submetido a autorização do Narrador referente ao cenário e estilo que deseja. Em determinados jogos, um sujeito horroroso e intimidador que consiga fazer com que as pessoas tenham medo dele mesmo dias depois de encontrá-lo (Programação de Intimidação) ou um espadachim que consiga bloquear balas brandindo rapidamente a lâmina (Barreira em Espada) podem ser super-legais ou totalmente sem nexo!

Portanto, fidelidade ao estilo e ao cenário são fundamentais.
USANDO PONTOS DE PERSONAGEM DURANTE O JOGO

Por fim, as possibilidades narrativas que os jogadores tem a sua disposição.

Os jogadores podem usar pontos de personagem, tanto os que forem  reservados após o processo de Criação quanto os pontos de experiência adquiridos, das seguintes formas:

- Pedido de Edição: o personagem pode pedir uma narrativa relacionada a seus Antecedentes, que será imediatamente construída pelo Narrador.  Aliados surgem, recursos aparecem e pistas são reveladas. Entretanto, tais edições nunca podem afetar diretamente um NPC ou outro personagem. Você pode fazer seus amigos do esquadrão Especial chegar na hora "h", mas serão necessários todos os rolamentos de dados no combate contra o traficante e seus capangas para resgatar seu personagem a namorada dele.

- Aliviar Ferimento (2 pontos): o Ferimento se torna uma categoria menos grave que o normal.

- Ignorar Ferimentos (1 ponto): o personagem elimina todas as penalidades referentes ao Dano recebido naquele turno.

- Modificador Temporário: o personagem adquire um Modificador para uma de suas Características. Isso dura somente 1 turno. O custo é o mesmo do Modificador em questão.

- Bônus de Avaliação: cada ponto gasta soma +1 na Avaliação que o personagem fizer.

Pensaram que eu tinha morrido? (2 pontos): o personagem deveria ter morrido mas...se salvou de alguma forma. entretanto, ainda estará inconsciente e provavelmente indefeso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário