Zebulom - זבולון
Donos de um pequeno, mas valioso território, a Tribo
de Zebulom é valente e capaz na guerra, e sua capacidade vai além dela: são os
maiores ferreiros e armeiros de Israel, produzindo peças de excelente
qualidade, vendendo-as tanto para seus irmãos quanto para estrangeiros.
Entretanto, nem tudo são flores para Zebulom. Feiticeiros e Sacerdotes de Baal,
Astarte e Nergal são extremamente numerosos em seu território. Também não é
incomum que famílias inteiras desta tribo envolvam-se com idolatria e práticas
condenáveis.
Duros na Queda: a
Tribo de Zebulom é notória pela sua robustez e resistência física, recebendo a
Vantagem Duro na Queda.
Talento do
Ferreiro: a Tribo de Zebulom é a mestra nos trabalhos de
metal, ferraria e confecções de armas. Por isso, recebem a Vantagem Erudito em
Conhecimento (Ferreiro). Por serem excelentes comerciantes, alternativamente
podem ser Eruditos também em Comércio.
Determinação:
os membros da Tribo de Zebulom são muito determinados e perseverantes. Por
isso, podem escolher Obstinado como sua vantagem gratuita.
Tendência
Idolátrica: infelizmente, os Zebulomitas foram por
muito tempo expostos às práticas cananéias de feitiçaria e idolatria, e um
tanto alienados acerca da cultura e das práticas dos hebreus. Recebem por isso
a Complicação Sem Noção.
Issacar - יששכר
Apesar de sua reputação de
apáticos amantes do luxo e tranqüilidade, os de Issacar são guerreiros
valentes. Mais ainda, são políticos sagazes e extremamente ardilosos (embora
autenticamente leais). Sua principal atividade é a criação de gado.
Apresentam-se de forma diplomática, refinada, educada e polida, com fala mansa
e bem colocada, e podem muito bem estar nos bastidores de disputas e decisões
políticas em Israel.
Entendidos nas Ciências dos Tempos: entre os membros da Tribo de
Issacar estão alguns sábios e eruditos que cultivam um misto de conhecimento intelectual
com sabedoria tribal “sabendo como Israel deve proceder”. Estes recebem
gratuitamente um Conhecimento (História, Religião, Leis) d6.
Sagacidade: os membros da tribo de Issacar são conhecidos pela sua
capacidade diplomática e esperteza. Alguns recebem, assim Persuasão d6.
Trato Social: os filhos de Issacar são polidos e muito afáveis nos
tratos e relações sociais, recebendo +2 de Carisma.
Acomodação:
a sagacidade de Issacar, aliada a cômoda posição de seu território e de seu
amor ao luxo faz eles pensarem duas vezes antes de tomar uma decisão. Recebem,
assim, a Complicação Cauteloso.
Dã - דן
Os senhores dos mares em Israel, Dã é a única Tribo
com a audácia para explorar o Mediterrâneo. Sua Herança está ao sudoeste de
Israel, fazendo fronteira com Efraim e Benjamim, sendo banhada pelo mar. Sua
capital, Jope, é uma grande e bela cidade portuária onde pode-se encontrar
produtos, escravos e mercadores de todo o Mediterrâneo.
Ardilosos: sua mentalidade e modo de vida cosmopolita faz de
alguns Danitas muito inteligentes, recebendo Astúcia d6.
Lobo do Mar: os Danitas estão acostumados ao mar e a navegação.
Recebem gratuitamente Natação d6.
Capital do
Mediterrâneo: por viverem próximos a
portos e estradas com alta circulação de estrangeiros, os danitas tem certa
facilidade para línguas, recebendo a Vantagem Linguista.
Complicação: os Danitas são
um tanto avarentos, e apaixonados pelo ouro e pelas riquezas, que conseguem
através do comércio ou mesmo de aventuras no Mediterrâneo. Este comportamento
se aproxima da Complicação Ganancioso.
Gade - שוטטות
A mais violenta, determinada e feroz das Tribos de
Israel, e não poderia ser diferente, pois seu território, ao leste do Jordão e
norte de Rubem, faz fronteira com as terras dos perigosos amonitas, seus
arqui-inimigos. As demais Tribos respeitam sua determinação e lealdade, ao
mesmo tempo em que temem seu comportamento irascível.
Fúria do Leste: a ferocidade dos gaditas é conhecida em todo Israel
e até pelos estrangeiros que tiveram o infortúnio de enfrentá-los. A Vantagem
Furioso está disponível como opção gratuita a eles.
Força: a tribo de Gade tem alguns dos homens e mulheres de
físico mais privilegiado de Israel, e alguns gaditas começam com Força d6
gratuitamente.
Valentia de
Israel: os membros da Tribo de Gade gargalham riem diante
da morte e fazem troça do perigo. Podem escolher Corajoso como sua vantagem
gratuita.
Fidelidade: Apesar
de ferozes e sanguíneos, os gaditas são extremamente leais a seus irmãos e
amigos. Recebem a Complicação Leal.
Aser - אשר
Apesar de sua proximidade do mar, não desempenha comércio
nem exploração marítima, preferindo cambiar produtos que entrem pela Fenícia
(com a qual faz fronteira) em direção a Israel. Seu foco está nas valiosas
madeiras de cedro localizadas em seus territórios, bem como no comércio.
Sagacidade: os membros da tribo de Asser são conhecidos pela sua
lábia e poder de convencimento. Recebem Persuasão d6.
Malícia: a tribo de Aser aprendeu muito com as rotas comerciais e
com alta circulação de viajantes (e até bandoleiros) pelo seu território.
Alguns deles recebem Provocar d6 gratuitamente.
Riqueza: a
tribo de Aser é bem prospera em suas atividades comerciais. O personagem pdoe
começar com o dobro de dinheiro normalmente concedido ao personagem iniciante.
Tendência Idolátrica: como
a tribo de Zebulom, Aser foi por muito tempo expostos às práticas estrangeiras
e distanciados da cultura de Israel. Recebem por isso a Complicação Sem Noção.
Naftali - נפתלי
Os mestres lanceiros de Israel, e também os melhores
oradores. Sua principal atividade econômica são os câmbios de preços de
Mercadores que usam tais estradas, bem como a pesca e a agricultura. Apesar de tão vulnerável quanto
Aser, Naftali aprendeu a se proteger muito melhor. Seus esquadrões de
lanceiros, montados em camelos ou a pé, constituem tropas mortais.
Mestres da Lança: a
Tribo de Naftali domina o combate com lanças como ninguém. Podem receber
gratuitamente Arma Predileta ou Golpe Poderoso (ambos com Lança) gratuitamente.
Focado: os
membros da Tribo de Naftali sabem se virar em momentos de tensão. Podemo
receber a Vantagem Focado gratuitamente.
Palavras Doces: a
Tribo de Naftali é conhecida pelas suas palavras agradáveis e eloqüentes, sendo
alguns de seus menestréis e oradores os mais apreciados em Israel. Recebem por
isso Carisma +2.
Galantes: A Tribo de
Naftali nutre uma postura garbosa, que envolve orgulho e um sentimento de
poesia em cada gesto. Este comportamento assemelha-se a Complicação Código de
Honra.
Benjamim - בנימין
Localizada bem no centro de Israel, a Herança desta
Tribo é pequena, porém imprescindível. As cidades mais importantes da nação localizam-se
em seu território, a começar pela própria Jerusalém. A Tribo de Benjamim possui
influência moderada, entretanto. Ela geralmente alinha-se a Judá e seus
interesses, e, desde cedo, sempre foi à tribo mais interessada em um governo
centralizado e forte para as 12 tribos. Seus soldados são conhecidos por seus arqueiros
e atiradores de fundas.
Atiradores de
elite: os benjamitas estão
entre os maiores atiradores do oriente antigo, e costumam compor os batalhões
de arqueiros de Israel e pequenos pelotões de guerrilheiros com fundas. Recebem
a Vantagem Atirador.
Mestres da funda
e do arco: estes benjamitas podem
escolher gratuitamente Funda ou Arco como sua arma predileta
Conspiradores: desde cedo envolvidos com tramas políticas e
tramas, aos benjamitas é permitido adquirir Persuasão ou Provocar d6.
Petulância dos
Príncipes: assim como Judá, Benjamim é uma tribo de
reis e príncipes, recebendo a Complicação Arrogante. Alternativamente, este
sentimento pode manifestar-se com demonstrações de honra e nobreza: neste caso,
o jogador deve escolher Código de Honra.
Manasses - מנשה
Ocupado praticamente toda a área setentrional de
Israel, tanto a leste como a oeste do Rio Jordão suas terras são as mais
férteis entre as 12 Tribos, mas também mais vulneráveis, pois o terreno é plano
e nivelado, inexistindo barreiras geográficas que impeçam ou atrapalhem
invasores e movimentações de exércitos de inimigos. Para tomá-la, tiveram que
cortar bosques inteiros e lutar inúmeras guerras. Por isto mesmo, os guerreiros
da Tribo de Manasses são os melhores em combate direto em Israel, ao contrário
de seus irmãos, praticamente ineficazes sem suas táticas de guerrilha.
Velocidade e movimentação são palavras chave para estes soldados e, devido a
sua tradição de cortadores de árvores, seus ataques quase sempre envolvem
machados e armas lâminas afiadas e cortantes, o que os torna inimigos velozes e
mortais.
Ambidestria: é comum os guerreiros, espias e batedores de
Manassés lutarem com duas armas, recebendo a Vantagem Ambidestro.
Velocidade da
Corça: por usarem armas leves
em terrenos planos, a tribo de Manassés, por esporte ou defesa, costuma ser
formada por pessoas ágeis e de fluidez. Por isso, podem receber a Vantagem
rápido ou Ligeiro, à escolha. Alternativamente, podem escolher Agilidade d6
gratuitamente.
Excesso
de Confiança: confiantes demais pelo seu território e
jeito diferente de lutar, o otimismo exagerado marca esta Tribo. Eles recebem a
Complicação Excesso de Confiança.
Efraim - אפרים
Os ardilosos e corajosos membros da Tribo de Efraim
são lideres sagazes e guerreiros valorosos ao mesmo tempo. Sua território é
extremamente acidentado, cravejado de montanhas que, por sua vez, estão
repletas de cavernas labirínticas. Efraim possui uma sede de poder e anseia por
uma liderança em Israel que não consegue usurpar de Judá, pelo menos, até a
morte do rei Salomão. Sua rivalidade já rendeu vários atritos com seus irmão em
outros períodos da história de Israel, mas quando a guerra é iminente o Povo
eleito, a Tribo de Efraim está sempre pronta.
Guerrilheiros: os Efrainitas são os mestres na guerrilha, e
mortais com suas emboscadas. Recebem a Vantagem Assassino.
Senhores
das Sombras: Especialistas em
esconderem em montanhas e masmorras, ambiente de seu território, alguns
efrainitas recebem Furtividade d6.
Povo
da Montanha: membros desta Tribo
conhecem as montanhas e cavernas como ninguém, recebendo Conhecimento
(Montanhas) d6.
Sede
de Poder: os efrainitas amam ao
poder e são agressivos ao buscá-lo. Alguns membros desta tribo recebem
Intimidação ou Provocar d6.
Sotaque estranho: não apenas o
sotaque, mas a cultura diferenciada e as maneiras reclusas de Efraim faz com
que sejam tratados como Forasteiros (Complicação) pelos demais hebreus.
As imagens foram retiradas da internet e não conheço a autoria das mesmas. Se você for autor de alguma destas imagens, entre em contato para que os créditos sejam dados.
Como faço para baixar o livro??? tem algum grupo jogando online?
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir