segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Tribos para Personagens jogadores - continuação



Zebulom - זבולון

Donos de um pequeno, mas valioso território, a Tribo de Zebulom é valente e capaz na guerra, e sua capacidade vai além dela: são os maiores ferreiros e armeiros de Israel, produzindo peças de excelente qualidade, vendendo-as tanto para seus irmãos quanto para estrangeiros. Entretanto, nem tudo são flores para Zebulom. Feiticeiros e Sacerdotes de Baal, Astarte e Nergal são extremamente numerosos em seu território. Também não é incomum que famílias inteiras desta tribo envolvam-se com idolatria e práticas condenáveis.
Duros na Queda: a Tribo de Zebulom é notória pela sua robustez e resistência física, recebendo a Vantagem Duro na Queda.
Talento do Ferreiro: a Tribo de Zebulom é a mestra nos trabalhos de metal, ferraria e confecções de armas. Por isso, recebem a Vantagem Erudito em Conhecimento (Ferreiro). Por serem excelentes comerciantes, alternativamente podem ser Eruditos também em Comércio.
Determinação: os membros da Tribo de Zebulom são muito determinados e perseverantes. Por isso, podem escolher Obstinado como sua vantagem gratuita.
Tendência Idolátrica: infelizmente, os Zebulomitas foram por muito tempo expostos às práticas cananéias de feitiçaria e idolatria, e um tanto alienados acerca da cultura e das práticas dos hebreus. Recebem por isso a Complicação Sem Noção.
Issacar - יששכר
Apesar de sua reputação de apáticos amantes do luxo e tranqüilidade, os de Issacar são guerreiros valentes. Mais ainda, são políticos sagazes e extremamente ardilosos (embora autenticamente leais). Sua principal atividade é a criação de gado. Apresentam-se de forma diplomática, refinada, educada e polida, com fala mansa e bem colocada, e podem muito bem estar nos bastidores de disputas e decisões políticas em Israel.
Entendidos nas Ciências dos Tempos: entre os membros da Tribo de Issacar estão alguns sábios e eruditos que cultivam um misto de conhecimento intelectual com sabedoria tribal “sabendo como Israel deve proceder”. Estes recebem gratuitamente um Conhecimento (História, Religião, Leis) d6.
Sagacidade: os membros da tribo de Issacar são conhecidos pela sua capacidade diplomática e esperteza. Alguns recebem, assim Persuasão d6.
Trato Social: os filhos de Issacar são polidos e muito afáveis nos tratos e relações sociais, recebendo +2 de Carisma.
Acomodação: a sagacidade de Issacar, aliada a cômoda posição de seu território e de seu amor ao luxo faz eles pensarem duas vezes antes de tomar uma decisão. Recebem, assim, a Complicação Cauteloso.
Dã - דן
Os senhores dos mares em Israel, Dã é a única Tribo com a audácia para explorar o Mediterrâneo. Sua Herança está ao sudoeste de Israel, fazendo fronteira com Efraim e Benjamim, sendo banhada pelo mar. Sua capital, Jope, é uma grande e bela cidade portuária onde pode-se encontrar produtos, escravos e mercadores de todo o Mediterrâneo.
Ardilosos: sua mentalidade e modo de vida cosmopolita faz de alguns Danitas muito inteligentes, recebendo Astúcia d6.
Lobo do Mar: os Danitas estão acostumados ao mar e a navegação. Recebem gratuitamente Natação d6.
Capital do Mediterrâneo: por viverem próximos a portos e estradas com alta circulação de estrangeiros, os danitas tem certa facilidade para línguas, recebendo a Vantagem Linguista.
Complicação: os Danitas são um tanto avarentos, e apaixonados pelo ouro e pelas riquezas, que conseguem através do comércio ou mesmo de aventuras no Mediterrâneo. Este comportamento se aproxima da Complicação Ganancioso.
Gade - שוטטות
A mais violenta, determinada e feroz das Tribos de Israel, e não poderia ser diferente, pois seu território, ao leste do Jordão e norte de Rubem, faz fronteira com as terras dos perigosos amonitas, seus arqui-inimigos. As demais Tribos respeitam sua determinação e lealdade, ao mesmo tempo em que temem seu comportamento irascível.
Fúria do Leste: a ferocidade dos gaditas é conhecida em todo Israel e até pelos estrangeiros que tiveram o infortúnio de enfrentá-los. A Vantagem Furioso está disponível como opção gratuita a eles.
Força: a tribo de Gade tem alguns dos homens e mulheres de físico mais privilegiado de Israel, e alguns gaditas começam com Força d6 gratuitamente.
Valentia de Israel: os membros da Tribo de Gade gargalham riem diante da morte e fazem troça do perigo. Podem escolher Corajoso como sua vantagem gratuita.
Fidelidade: Apesar de ferozes e sanguíneos, os gaditas são extremamente leais a seus irmãos e amigos. Recebem a Complicação Leal.

Aser - אשר
Apesar de sua proximidade do mar, não desempenha comércio nem exploração marítima, preferindo cambiar produtos que entrem pela Fenícia (com a qual faz fronteira) em direção a Israel. Seu foco está nas valiosas madeiras de cedro localizadas em seus territórios, bem como no comércio.
Sagacidade: os membros da tribo de Asser são conhecidos pela sua lábia e poder de convencimento. Recebem Persuasão d6.
Malícia: a tribo de Aser aprendeu muito com as rotas comerciais e com alta circulação de viajantes (e até bandoleiros) pelo seu território. Alguns deles recebem Provocar d6 gratuitamente.
Riqueza: a tribo de Aser é bem prospera em suas atividades comerciais. O personagem pdoe começar com o dobro de dinheiro normalmente concedido ao personagem iniciante.
Tendência Idolátrica: como a tribo de Zebulom, Aser foi por muito tempo expostos às práticas estrangeiras e distanciados da cultura de Israel. Recebem por isso a Complicação Sem Noção.
Naftali - נפתלי
Os mestres lanceiros de Israel, e também os melhores oradores. Sua principal atividade econômica são os câmbios de preços de Mercadores que usam tais estradas, bem como a pesca e a agricultura.              Apesar de tão vulnerável quanto Aser, Naftali aprendeu a se proteger muito melhor. Seus esquadrões de lanceiros, montados em camelos ou a pé, constituem tropas mortais.
Mestres da Lança: a Tribo de Naftali domina o combate com lanças como ninguém. Podem receber gratuitamente Arma Predileta ou Golpe Poderoso (ambos com Lança) gratuitamente.
Focado: os membros da Tribo de Naftali sabem se virar em momentos de tensão. Podemo receber a Vantagem Focado gratuitamente.
Palavras Doces: a Tribo de Naftali é conhecida pelas suas palavras agradáveis e eloqüentes, sendo alguns de seus menestréis e oradores os mais apreciados em Israel. Recebem por isso Carisma +2.
Galantes: A Tribo de Naftali nutre uma postura garbosa, que envolve orgulho e um sentimento de poesia em cada gesto. Este comportamento assemelha-se a Complicação Código de Honra.

Benjamim - בנימין
Localizada bem no centro de Israel, a Herança desta Tribo é pequena, porém imprescindível. As cidades mais importantes da nação localizam-se em seu território, a começar pela própria Jerusalém. A Tribo de Benjamim possui influência moderada, entretanto. Ela geralmente alinha-se a Judá e seus interesses, e, desde cedo, sempre foi à tribo mais interessada em um governo centralizado e forte para as 12 tribos. Seus soldados são conhecidos por seus arqueiros e atiradores de fundas.
Atiradores de elite: os benjamitas estão entre os maiores atiradores do oriente antigo, e costumam compor os batalhões de arqueiros de Israel e pequenos pelotões de guerrilheiros com fundas. Recebem a Vantagem Atirador.
Mestres da funda e do arco: estes benjamitas podem escolher gratuitamente Funda ou Arco como sua arma predileta
Conspiradores: desde cedo envolvidos com tramas políticas e tramas, aos benjamitas é permitido adquirir Persuasão ou Provocar d6.
Petulância dos Príncipes: assim como Judá, Benjamim é uma tribo de reis e príncipes, recebendo a Complicação Arrogante. Alternativamente, este sentimento pode manifestar-se com demonstrações de honra e nobreza: neste caso, o jogador deve escolher Código de Honra.

Manasses - מנשה
Ocupado praticamente toda a área setentrional de Israel, tanto a leste como a oeste do Rio Jordão suas terras são as mais férteis entre as 12 Tribos, mas também mais vulneráveis, pois o terreno é plano e nivelado, inexistindo barreiras geográficas que impeçam ou atrapalhem invasores e movimentações de exércitos de inimigos. Para tomá-la, tiveram que cortar bosques inteiros e lutar inúmeras guerras. Por isto mesmo, os guerreiros da Tribo de Manasses são os melhores em combate direto em Israel, ao contrário de seus irmãos, praticamente ineficazes sem suas táticas de guerrilha. Velocidade e movimentação são palavras chave para estes soldados e, devido a sua tradição de cortadores de árvores, seus ataques quase sempre envolvem machados e armas lâminas afiadas e cortantes, o que os torna inimigos velozes e mortais.
Ambidestria: é comum os guerreiros, espias e batedores de Manassés lutarem com duas armas, recebendo a Vantagem Ambidestro.
Velocidade da Corça: por usarem armas leves em terrenos planos, a tribo de Manassés, por esporte ou defesa, costuma ser formada por pessoas ágeis e de fluidez. Por isso, podem receber a Vantagem rápido ou Ligeiro, à escolha. Alternativamente, podem escolher Agilidade d6 gratuitamente.
Excesso de Confiança: confiantes demais pelo seu território e jeito diferente de lutar, o otimismo exagerado marca esta Tribo. Eles recebem a Complicação Excesso de Confiança.

Efraim - אפרים
Os ardilosos e corajosos membros da Tribo de Efraim são lideres sagazes e guerreiros valorosos ao mesmo tempo. Sua território é extremamente acidentado, cravejado de montanhas que, por sua vez, estão repletas de cavernas labirínticas. Efraim possui uma sede de poder e anseia por uma liderança em Israel que não consegue usurpar de Judá, pelo menos, até a morte do rei Salomão. Sua rivalidade já rendeu vários atritos com seus irmão em outros períodos da história de Israel, mas quando a guerra é iminente o Povo eleito, a Tribo de Efraim está sempre pronta.
Guerrilheiros: os Efrainitas são os mestres na guerrilha, e mortais com suas emboscadas. Recebem a Vantagem Assassino.
Senhores das Sombras: Especialistas em esconderem em montanhas e masmorras, ambiente de seu território, alguns efrainitas recebem Furtividade d6.
Povo da Montanha: membros desta Tribo conhecem as montanhas e cavernas como ninguém, recebendo Conhecimento (Montanhas) d6.
Sede de Poder: os efrainitas amam ao poder e são agressivos ao buscá-lo. Alguns membros desta tribo recebem Intimidação ou Provocar d6.
Sotaque estranho: não apenas o sotaque, mas a cultura diferenciada e as maneiras reclusas de Efraim faz com que sejam tratados como Forasteiros (Complicação) pelos demais hebreus.

As imagens foram retiradas da internet e não conheço a autoria das mesmas. Se você for autor de alguma destas imagens, entre em contato para que os créditos sejam dados.

2 comentários:

  1. Como faço para baixar o livro??? tem algum grupo jogando online?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir