Saudações
amigos. Prosseguindo na divulgação de Agadá
RPG, falaremos agora dos tipos de personagens que podem ser explorados
neste cenário.
Savage Worlds trabalha com o conceito de Arquétipos (p. 17),
mas preferimos apenas esboçar textualmente os personagens típicos
da cultura hebraica na antiguidade, listando possíveis características a serem
escolhidas. Cremos que esta abordagem seria mais adequada para fazê-los
conhecer melhor o cenário.
Hatzin - מסדרון: mestres
das táticas de guerrilha nas montanhas,
cavernas e vales, os Hatzin são inimigos mortais. Usam a velocidade, os ataques surpresa e o
domínio do terreno ao seu favor. Costumam vestir-se com peles de animais do
deserto e outros adereços rústicos, preferindo armas simples como machadinhas,
espadas, foices, adagas, boleadeiras e fundas. O grosso das tropas de Israel é
composto de Hatzin. Características:
Arremessar, Atirar, Escalar, Furtividade, Lutar, Sobrevivência, Focado, Retirada,
Lutador Improvisador, Lutar com duas Mãos.
Brutal - המשוריינת: geralmente
os campeões dos exércitos, os Brutais são os guerreiros de maior força física e
resistência, que recebem ou conquistam poderosas armaduras de bronze ou mesmo
de ferro. Preferem armas grandes como machados, esmagadores (espécie de maça), machados,
espadas grandes, lanças e escudos. Características:
Intimidar, Lutar, Brigão, Duro de Matar, Golpe Poderoso, Musculoso, Varredura.
Guardião - אפוטרופוס: os
guardiões são aqueles que tem a confiança de um mestre (sacerdote, ancião, rei)
para proteger um lugar, artefato ou mesmo pessoa. São leais, altamente
perspicazes e, não raro, habilidosos em situações sociais. Usam armas mais
sutis, como espadas, kopesh (sabre curvo e longo) e adagas, além de escudos e broqueis.
É interessante notar que mulheres e eunucos são comuns entre os Guardiões, principalmente
em haréns. Características: Investigar,
Lutar, Perceber, Atacar Primeiro, Contra-ataque, Focado, Noção do Perigo,
Prontidão.
Espia - בלוש: batedores, espiões
e rastreadores do oriente. Eles vão à frente dos exércitos, infiltram-se em
cidades inimigas, realizam patrulhas e preparam emboscadas. São mestres na
tocaia, disfarce, na camuflagem e na sobrevivência no deserto, além de dominar
mais de uma língua. Costumam vestir-se com túnicas e turbantes, para melhor se
ocultarem. Características: Atirar, Conhecimento (Cidades, Idiomas, Disfarces) Escalar, Furtividade,
Investigar, Lutar, Nadar, Perceber, Atacar Primeiro, Investigador, Mateiro,
Retirada.
Donzela Guerreira - ליידי נייט: algumas
mulheres tem o passado triste e sangrento, que tornaram-nas assassinas e
guerreiras perigosas. A despeito da submissão imposta à mulher no Antigo
Oriente Próxima, estas mulheres extraem de seu drama enorme força interior que,
aliado a um sentimento implacável, surpreendem qualquer homem que a julgue pelo
seu gênero. Características: Intimidar,
Lutar, Provocar, Atacar Primeiro, Corajosa, Furiosa, Frenesi, Impulso, Lutadora
Improvisada, Obstinada.
Guerreiro - לוחם:
são os soldados de linha de frente.
Usam armaduras, espadas e lanças. Alguns são conhecedores de táticas e
estratégias, e costumam ser disciplinados e técnicos em suas artes de combate. Entre
eles estão os Arqueiros, que formam batalhões específicos de artilharia. A
figura do guerreiro é mais rara em Israel (com exceção de Judá), mas é bem encontrada
nas cidades-estado cananéias e, sobretudo, na Assíria.
Características: Atirar, Cavalgar, Conhecimento
(Batalha), Lutar, Comando, Noção do Perigo, Mantenham a Formação, Reflexos de
Combate.
Valente - אמיצות: Os
Valentes são os heróis, a elite de cada povo. O que define um Valente é sua
ousadia, coragem e poder. Por isso, suas habilidades de combate são temperadas
pela moral coragem, espírito de superação e astúcia. Costumam formar a guarda
pessoal dos reis ou os esquadrões de elite de chefes militares, como eram, por
exemplo, os Valentes de Davi. Características:
Atirar, Lutar, Adepto, Arma Predileta, Campeão, Corajoso, Duro de Matar, Fervor,
Golpe Poderoso, Guerreiro Sagrado, Inspirar, Líder dos Homens, Obstinado, Nervos
de Aço.
Na próxima postagem, abordaremos os personagens
místicos: profetas, agoureiros, encantadores, necromantes,
oráculos e sacerdotes.
Obs:
As adaptações até agora tem se voltado para Savage Worlds. Manteremos esta linha até apresentarmos o Sistema Origens, quando as adaptações
ocorrerão simultaneamente.
Não
esqueça de deixar seu comentário.
Grande
abraço a todos!
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