sábado, 2 de novembro de 2013

Personagens em Agadá: Guerreiros



Saudações amigos. Prosseguindo na divulgação de Agadá RPG, falaremos agora dos tipos de personagens que podem ser explorados neste cenário.

Savage Worlds trabalha com o conceito de Arquétipos (p. 17), mas preferimos apenas esboçar textualmente os personagens típicos da cultura hebraica na antiguidade, listando possíveis características a serem escolhidas. Cremos que esta abordagem seria mais adequada para fazê-los conhecer melhor o cenário.

Hatzin - מסדרון: mestres das táticas de guerrilha nas montanhas, cavernas e vales, os Hatzin são inimigos mortais.  Usam a velocidade, os ataques surpresa e o domínio do terreno ao seu favor. Costumam vestir-se com peles de animais do deserto e outros adereços rústicos, preferindo armas simples como machadinhas, espadas, foices, adagas, boleadeiras e fundas. O grosso das tropas de Israel é composto de Hatzin. Características: Arremessar, Atirar, Escalar, Furtividade, Lutar, Sobrevivência, Focado, Retirada, Lutador Improvisador, Lutar com duas Mãos.

Brutal - המשוריינת: geralmente os campeões dos exércitos, os Brutais são os guerreiros de maior força física e resistência, que recebem ou conquistam poderosas armaduras de bronze ou mesmo de ferro. Preferem armas grandes como machados, esmagadores (espécie de maça), machados, espadas grandes, lanças e escudos. Características: Intimidar, Lutar, Brigão, Duro de Matar, Golpe Poderoso, Musculoso, Varredura.

Guardião - אפוטרופוס: os guardiões são aqueles que tem a confiança de um mestre (sacerdote, ancião, rei) para proteger um lugar, artefato ou mesmo pessoa. São leais, altamente perspicazes e, não raro, habilidosos em situações sociais. Usam armas mais sutis, como espadas, kopesh (sabre curvo e longo) e adagas, além de escudos e broqueis. É interessante notar que mulheres e eunucos são comuns entre os Guardiões, principalmente em haréns. Características: Investigar, Lutar, Perceber, Atacar Primeiro, Contra-ataque, Focado, Noção do Perigo, Prontidão.

Espia - בלוש: batedores, espiões e rastreadores do oriente. Eles vão à frente dos exércitos, infiltram-se em cidades inimigas, realizam patrulhas e preparam emboscadas. São mestres na tocaia, disfarce, na camuflagem e na sobrevivência no deserto, além de dominar mais de uma língua. Costumam vestir-se com túnicas e turbantes, para melhor se ocultarem. Características: Atirar, Conhecimento (Cidades, Idiomas, Disfarces)  Escalar, Furtividade, Investigar, Lutar, Nadar, Perceber, Atacar Primeiro, Investigador, Mateiro, Retirada.

Donzela Guerreira - ליידי נייט: algumas mulheres tem o passado triste e sangrento, que tornaram-nas assassinas e guerreiras perigosas. A despeito da submissão imposta à mulher no Antigo Oriente Próxima, estas mulheres extraem de seu drama enorme força interior que, aliado a um sentimento implacável, surpreendem qualquer homem que a julgue pelo seu gênero. Características: Intimidar, Lutar, Provocar, Atacar Primeiro, Corajosa, Furiosa, Frenesi, Impulso, Lutadora Improvisada, Obstinada.

Guerreiro - לוחם: são os soldados de linha de frente. Usam armaduras, espadas e lanças. Alguns são conhecedores de táticas e estratégias, e costumam ser disciplinados e técnicos em suas artes de combate. Entre eles estão os Arqueiros, que formam batalhões específicos de artilharia. A figura do guerreiro é mais rara em Israel (com exceção de Judá), mas é bem encontrada nas cidades-estado cananéias e, sobretudo, na Assíria. Características: Atirar, Cavalgar, Conhecimento (Batalha), Lutar, Comando, Noção do Perigo, Mantenham a Formação, Reflexos de Combate.

Valente - אמיצות: Os Valentes são os heróis, a elite de cada povo. O que define um Valente é sua ousadia, coragem e poder. Por isso, suas habilidades de combate são temperadas pela moral coragem, espírito de superação e astúcia. Costumam formar a guarda pessoal dos reis ou os esquadrões de elite de chefes militares, como eram, por exemplo, os Valentes de Davi. Características: Atirar, Lutar, Adepto, Arma Predileta, Campeão, Corajoso, Duro de Matar, Fervor, Golpe Poderoso, Guerreiro Sagrado, Inspirar, Líder dos Homens, Obstinado, Nervos de Aço.

Na próxima postagem, abordaremos os personagens místicos: profetas, agoureiros, encantadores, necromantes, oráculos e sacerdotes.

Obs: As adaptações até agora tem se voltado para Savage Worlds. Manteremos esta linha até apresentarmos o Sistema Origens, quando as adaptações ocorrerão simultaneamente.

Não esqueça de deixar seu comentário.

Grande abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário