quinta-feira, 4 de junho de 2015

Itens Lendários da Mitologia Hebraica para Sagave Worlds!


Estes artefatos são itens únicos e especiais, ligados a algum evento ou entidade importante.

Todos eles possuem uma história espetacular, e seu poder e significado são temas de poemas e crônicas registrados em importantes documentos ou passados oralmente pela tradição de cada povo.

Descreveremos a seguir alguns artefatos importantes, que podem ser usados em suas Histórias. Todavia, o Narrador deve ter em mente que tais tesouros, além de únicos, estão perdidos ou vigiados com grande zelo. Qualquer individuo que sequer suspeite de sua localização desejará procurá-lo e obtê-lo para os mais diversos fins - desde poder pessoal até Consagrá-los a uma divindade, passando inclusive por obter riqueza.

Soma-se a isso o fato de que a maioria das pessoas, ou mesmo todos os mortais, não têm exato conhecimento dos reais poderes destes instrumentos. Localizar, destruir, proteger ou mesmo simplesmente entender qualquer uma destas peças pode ser o tema de uma Campanha inteira. 

Use-os com parcimônia e você terá um recurso dramático valioso para suas tramas.

Todos os itens a seguir são Relíquias Verdadeiras (Compêndio de Fantasia, p.94):


O Cajado de Moisés: Símbolo de autoridade de Moisés, este Cajado foi instrumento para alguns dos maiores milagres contidos nas Escrituras. Após a morte de Moisés, este importante artefato foi perdido e não se tem a menor ideia de onde ele esteja. O Cajado de Moisés confere 20 Pontos de Poder para Milagres (veja Profeta, aqui). Entretanto, é possível que o uso do Cajado apresente alguma maldição para quem não é digno de fazê-lo, ou simplesmente não funcione no caso indivíduos de descrentes.

Os 12 Cajados dos Príncipes de Israel: Segundo a ordem pessoal de Deus (Nm. 17) foram trazidas ao Tabernáculo 12 varas, uma para cada patriarca de cada Tribo de Israel. Ali estaria escrito o nome de cada um destes príncipes, a fim de que Ele demonstrasse quem escolheu como sacerdote e líder e acabasse com a rebeldia do povo. No dia seguinte, a vara de Arão (da Tribo e Levi) havia florescido. As outras varas foram devolvidas aos patriarcas e suas tribos, com exceção da que pertencia a Arão: esta foi introduzida a Arca da Aliança, junto às Tábuas dos Dez Mandamentos. Possuir uma destas varas concede um Bônus de +2 em Testes de Liderança e +3 para testes específicos para abafar e acabar com rebeliões e murmurações. Todavia, se seu portador se rebelar contra uma autoridade constituída, sofrerá uma Maldição na forma de um efeito mágico negativo, cujo custo de poder é igual a 3 (o Narrador deverá ser criativo e condizente com o ato de rebeldia). A vara de Arão concede os mesmos benefícios, mais 10 Pontos de Poder para Maldição a ser lançada em casos de rebeldia e murmuração.

A Capa de Elias: A Capa de Elias, lançada sobre seu aprendiz Eliseu - que apoderou-se dela mais tarde é um símbolo de revestimento espiritual e poder. Ela concede 10 Pontos de Poder ao Profeta que usá-la, desde que a mesma seja ofertada por um outro Profeta. Tal capa fora destas condições não oferece nenhum beneficio, mas pode acarretar uma Maldição (equivalente a 6 pontos de Poder) caso seu poder seja invocado por um Sacerdote pagão ou Feiticeiro, tentando vesti-la.

A Espada de Golias: Esta é uma Espada Enorme, forjada especialmente para o gigante Golias e usada por Davi para decapitá-lo após matar o filisteu na famosa batalha contra ele. Depois deste evento, aparentemente a peça foi consagrada ao Senhor, ficando guardada com um Sacerdote que, por sua vez, devolveu a arma a Davi enquanto este fugia da fúria do rei Saul. Não se sabe qual foi o fim desta poderosa arma após a morte do rei Davi. Trate-a como uma Espada Longa (SW, p. 68). Por ser uma peça de Alta Qualidade, causa +2 de Dano, mas requer uma Força de pelo menos d8 para ser manejada com uma mão, ou d6 para ser manejada com duas mãos. O portador desta espada que conheça sua história recebe um bônus de +2 em Testes de Espírito para lidar com intimidação e medo, devido ao fato de que esta arma pertenceu a alguém mais forte que intimidação, acabou morto e humilhado. Ela também concede um Bônus de +1 no Dano contra oponentes maiores e mais fortes (dados de Força e Vigor, impreterivelmente ambos, superiores aos do usuário) e oponentes de tamanho maior que o normal. Por fim, se for usada por um hebreu, concede um o mesmo bônus em Jogadas de Ataque contra filisteus (os bônus podem ser cumulativos).

A Lira de Davi: A Lira de Davi, feita de ouro e com cordas fabricadas do material do carneiro que Abraão ofereceu em sacrifício no lugar de Isaac no monte Moriá. Após a morte de Davi, nunca mais se viu o referido instrumento, sequer ouvi-se falar dele. Quem ouvir uma canção ali tocada recebe 4 pontos de Poder, desde quem a toque passe no teste de Perícia para tocá-la. Uma canção profana ou displicente certamente acarretará numa Maldição proporcional. Caso o instrumentista conheça a história de Davi e de Saul, a Lira bem tocada também gera um efeito calmante, cessando temporariamente os efeitos de possessões espirituais e aplica um redutor de -2 para quaisquer ações agressivas em quem estiver ouvindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário