sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Sistema Origens: Mecânica Básica


Já há um bom tempo criei um sistema próprio, voltado para os cenários no qual eu narro e que também exprimem minhas experiências e críticas com relação a outros sistemas que utilizei.

Devido a pedidos de seguidores do blog e de pessoas que curtem nosso cenários, resolvemos ir divulgando este sistema para aqueles que quiserem utilizá-lo, caso não gostem ou simplesmente não desejem trabalhar com Savage WorldsGurps ou Storyteller (principais sistemas utilizados no blog).

Conheçam agora o Sistema Origens.




Mecânica

O que é: o Sistema Origens é um sistema narrativíssimo, onde os participantes criam personagens dentro de situações, desafios e experiências imaginativas proposta pelo Narrador.

O sistema se baseia em dados termos. Quando um dos participantes tenta algo com seu personagem (escalar um muro, disparar com uma arma, curar uma ferida, realizar um discurso ou fazer uma pesquisa) ele estará tentando algo verbal (respectivamente Escalar, Atirar, Medicar, Discursar ou Pesquisar).

Assim, ele lança um dado de seis faces. Se o resultado for igual a 4, ele obteve sucesso (assim, o personagem  escalou, atirou, medicou, discursou ou pesquisou).

Se ele conseguir um resultado igual a 6, além do sucesso, ele recebe um Termo para realçar o sucesso (assim, o personagem  escalou rápido, atirou longo, medicou rapidamente, discursou impactante ou pesquisou precisamente).

Só que o resultado do rolamento pode ser alterado para mais ou para menos, se o personagem for bom ou ruim na tarefa, e/ou se esta for particularmente fácil ou difícil. Assim, se um personagem for ruim em algo, e/ou tentar algo difícil, o resultado do rolamento do dado pode ser subtraído.



Tabela de Dificuldade
Fácil: +2
Rotineira/normal: nenhum modificador.
Desafiadora: -2
Muito Difícil: -2
Quase Impossível: -4

Observe que, se o personagem for bom e/ou tentar algo fácil o resultado poderá do rolamento do dado ser somado. Em alguns casos, isso permitirá até mesmo que ele ultrapasse 6 (o máximo possível num dado de seis faces). Quando isso acontece, ele receberá mais um Termo para acrescentar a ação se conseguir 8 ou 10.

Além disso, sempre que um personagem tira 6 no dado ele obtém sucesso, mesmo que a soma de todos os outros modificadores envolvidos resulte num valor menor que este. 

Por exemplo, um personagem Treinado em Arco e Flecha (+1) Tenta um tiro Muito Difícil (-4). Ele rola o dado e sai um 6. O resultado final seria 3, mas como ele tirou 6, então ele conseguiu.

Só existe uma limitação para as ações que seu personagem pode fazer por meio deste sistema: o bom senso e a coerência com o cenário. No fim das contas, o que define a coerência dos Termos nas Ações é o estilo de suas aventuras: dependendo do tipo de histórias que você quer conduzir, um sedutor cafajeste que consiga fazer com que mulheres sintam-se enamoradas dias depois de terem sido cantadas por ele (Sedução Programada) ou uma pistoleira mortal que faça chover balas sobre mais de um inimigo por vez (Tiro de Pistola em Área) podem ser maneiríssimos ou completamente descabidos. 

O Narrador sempre terá a palavra final sobre isso.

Observe também que alguns Termos são mais poderosos que outros. O Termo Permanente, por exemplo, tem o custo de 3 Termos. Ou seja, somente tirando 10 no Resultado final você conseguira uma ação que fosse Permanente. Este custo está colocado ao lado de cada Termo listado a seguir.

Por fim, alertamos para possíveis redundâncias. Não há sentido algum em adicionar Permanente a Característica Aparência Inofensiva de uma personagem ou Área a um Arremesso de granada!

A lista de termos não é longa, e vem anexada à ficha de personagem.

Bem, a mecânica básica, de forma resumida, é esta. Entretanto, acreditamos que o ponto central do Sistema Origens está em sua flexível Criação de Personagens, na forma de combinação de Características e seu uso também através de pontos de personagem, não somente através do rolamento de dados.

Mas isso fica para a próxima postagem.

2 comentários: